segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um ano sem Neuton!



Sessão na Cãmara Municipal em homenagem ao gestor público e dirigente comunista Neuton Miranda Sobrinho, pela passagem de um ano de seu falecimento, acontecerá nesta terça (22). O pedido da sessão foi protocolado pela vereadora Vanda Américo (PV) e a distribuição do convite está sendo feita pelo presidente do Comitê do PCdoB local, José Edmilson.

------------------------------
Neuton Miranda faleceu por volta das 23 horas do dia 20 de fevereiro de 2010, de um enfarte fulminante, na cidade de Belterra. Neuton estava na cidade a serviço da Superintendência do Patrimônio da União, da qual era o titular, distribuindo autorizações de uso para fins de moradia.

Neuton estava conduzindo o maior programa de regularização fundiária jamais realizado no Pará. Através de sua iniciativa, dezenas de milhares de famílias estavam conquistando o direito de morar. Pude contribuir com este trabalho de Neuton através da Casa Civil, com a contratação de dezenas de trabalhadores e trabalhadores, fazendo o cadastramento das famílias, medindo as propriedades e auxiliando na distribuição dos documentos.

Neuton iniciou sua militância política ainda durante a ditadura militar. Foi dirigente da UNE, foi preso e depois mergulhou na clandestinidade. Sempre no PC do B, com a abertura política Neuton começou a organizar o partido no Pará. Dele foi presidente estadual por vários anos.

Neuton foi também deputado estadual, candidato ao senado federal, presidiu a Cohab no primeiro governo Almir, com quem rompeu de forma digna após o massacre de 17 de abril de 1996. Neuton mostrou dignidade em sua atitude, mostrando que as alianças políticas transcendem o interesse pragmático da ocupação de espaços na máquina do estado.

2 comentários:

Quaradouro disse...

A iniciativa de Vanda Américo tem razão de ser. Um dos últimos atos de Neuton Miranda à frente da SPU foi dar a ela umas terras à margem do rio Tocantins, logo acima do porto da vila do Espírito Santo.
Assim, é fácil ser grata...

Anônimo disse...

Mui amiga.