segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Divisão do Pará: Por um debate de verdade!

Este blog sempre ensaiou um debate sobre a divisão do estado, provocando os defensores e opinando com a posição contrária. Nas últimas semanas o tema começa a rondar a blogosfera com mais intensidade. E agora o Blog Hupomnemata lança uma página exclusiva par ao debate.


Nosso desafio é encarar este debate numa perspectiva que aponte o que está por trás dessa tentativa da divisão, sem apresentar um amplo debate com a sociedade, já que temos acompanhado apenas o discurso da defesa de Carajás como uma salvação para região.

O próprio estudo encomendado pela AMAT é dúbio, não aponta a materialização da proposta como uma alternativa para os projetos de desenvolvimento em disputa. Na verdade enaltece o agronegócio e os grandes projetos e silencia as outras atividades econômicas e modos de vida.

Este blog continuará provocando e desmistificando a proposta de divisão atual que apenas atende os interesses de uma meia dízia de políticos e empresários da região.

Um comentário:

Fabio disse...

Amigo Ribamar,
Agradeço a repercussão que tem dado ao tema da divisão do estado e ao debate que estou tentando abrir também pelo meu blog. Sigamos juntos nessa reflexão.
Grande abraço,
Fábio Castro
hupomnemata.blogspot.com