sábado, 30 de outubro de 2010

Trabalho Escravo: Carvoaria e Cosipar?

Carvoaria que abastece siderúrgica repete escravidão


Grupo móvel de fiscalização encontra 11 pessoas em condições análogas à escravidão em carvoaria do município de Abel Figueredo (PA) que fornece indiretamente à empresa Companhia Siderúrgica do Pará S/A (Cosipar)


Localizada no município de Abel Figueiredo (PA) e fornecedora indireta da Companhia Siderúrgica do Pará S/A (Cosipar), a carvoaria L.N. do Nascimento Garcia foi flagrada novamente com trabalho escravo. Desta vez, 11 pessoas - entre elas, quatro adolescentes e uma mulher - foram libertadas pelo grupo móvel de fiscalização no último mês de agosto. A mesma carvoaria já havia sido flagrada com os mesmos problemas em 2009.

O cenário encontrado foi de condições degradantes que desrespeitam a dignidade humana - com ausência de registro em carteira, salários não pagos, longas jornadas, falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e alojamentos precários (sem banheiros nem chuveiros).

Os carvoeiros não utilizavam EPIs, como máscaras, botas e roupas adequadas para altas temperaturas. A ausência de proteção adequada fazia com que os trabalhadores inalassem fumaça tóxica da queima do carvão, estando assim, sujeitos a graves problemas respiratórios.

Das 11 vítimas, somente três tinham a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada pelo empregador. A jornada dos trabalhadores chegava até a 10h diárias, mas a pessoa encarregada de vigiar os fornos enfrentava uma jornada maior, apesar de intermitente, de acordo com o auditor fiscal do trabalho Klinger Moreira, do grupo móvel de fiscalização.

Parte dos trabalhadores que não vivia no alojamento local estava morando em Abel Figueiredo (PA), que fica a uma distância de cerca de 100 km de Marabá (PA) - onde estão instaladas diversas "guseiras" (como são chamadas as unidades de produção de ferro-gusa) que compõem o Pólo Siderúrgico do Carajás, na divisa dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

COSIPAR ENVOLVIDA!

A Cosipar já foi responsabilizada por outros casos de trabalho escravo em carvoarias e já chegou a fazer parte da "lista suja" do trabalho escravo anos atrás. Em 2009, a siderúrgica foi desvinculada do Instituto Carvão Cidadão (ICC), por ter descumprido o estatuto da entidade e acabou excluída do Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo.









Dois anos antes, a mineradora Vale rescindiu o contrato de fornecimento de ferro com a Cosipar depois de analisar documentação encaminhada pelas guseiras referente ao cumprimento das legislações ambiental e trabalhista. Antes, no mesmo ano, a Cosipar foi autuada por atuar sem licença ambiental e teve parte de sua produção de carvão vegetal apreendida em uma inspeção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em 2005, a empresa fez acordo judicial e aceitou pagar R$ 1 milhão por danos morais para encerrar caso de escravidão ocorrido na Fazenda Califórnia - pertencente a Wilson Ferreira Rocha, que também fez parte da "lista suja" e foi inclusive condenado em sentença da Vara Federal de Marabá -, em Goianésia (PA), fornecedora exclusiva da Cosipar.


Fonte: Repórter Brasil



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mixuruca!

A carreata prometida com a presença do ex- governador de Minas Gerais Aécio Neves e toda a turma do tucanato foi um fiásco total. Apenas Jatene e seus aliados locais participaram do evento!

-------------------------

Já a campanha da reeleição foi minguada. Militantes e militontos não vestiram a camisa, apenas enfincaram bandeirinhas de TNT ao longos dos canteiros públicos. A DS - tendência da majestade dentro do seu partido, foi castigada pelos integrantes das demais correntes. Uns dizem que o efeito de putytização do governo e da campanha colaborou para a debandada geral.

-------------------------

Em Piçarra onde o prefeito é do PSB, toda sua comitiva integrava a caravana do tucanato. Além de trair Ademir e Cássio, o prefeito e seus vereadores vestiram a camisa de Jatene e TeTê. O resultado que Ademir Andrade não teve 20 votos por lá e Cássio 4 mixuricados votos!

------------------------

Prêmio Congresso em Foco

Se você ainda não votou, não perca tempo: só faltam dois dias para escolher os melhores parlamentares do ano. Entre aqui para votar. A votação final dos deputados e senadores que mais bem exerceram o mandato ao longo ano será divulgada pelo site no próximo dia 1º. Os vencedores das seis categorias especiais só serão anunciados no dia 22 de novembro, durante a cerimônia de premiação.

 
De acordo com a última parcial, divulgada às 10h desta sexta-feira (29), os cinco primeiros colocados no Senado são: Cristovam Buarque (PDT-DF), com 3.752 votos; Marina Silva (PV-AC), com 3.377; Eduardo Suplicy (PT-SP), com 3.042; Paulo Paim (PT-RS), com 2.692, e Alvaro Dias (PSDB-PR), com 2.097 votos. O tucano paranaense ultrapassou, de ontem para hoje, o peemedebista gaúcho Pedro Simon, que ocupa a sexta colocação no momento.

Na Câmara, a liderança segue com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que tem 2.731 votos. Luciana Genro (Psol-RS), com 2.203 votos, Ivan Valente (Psol-SP), com 2.164, Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 2.030, e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), com 1.586, completam a relação dos cinco mais votados na Casa. A quinta colocação, até ontem, era do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que caiu para o sexto lugar, de acordo com a última parcial.

A ordem de classificação dos candidatos ainda pode mudar até as 23h59 deste domingo (31), último prazo para votação. Reflita sobre a atuação dos parlamentares e participe! (http://www.congressemfoco.com.br/)



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Na corda bamba!!

Depois de Jader, agora é Bernadete!

O MP impugnou Jader Barbalho e outros 17 candidatos no Pará com base na Lei Complementar 135/2010, apenas três teriam votos suficientes para se eleger, Bernadete (PT) e Luiz Rebelo (PP) completam a lista. Os outros foram rejeitados já nas urnas.


Nos casos de Jader Barbalho (PMDB) e Bernadete Ten Caten (PT), os registros não foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas o MP recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral. Bernadete ainda não foi julgada, mas a corte deve indeferir o registro, de acordo com todas as decisões proferidas até agora. No caso de Luiz Rebelo (PP), o registro foi indeferido pelo TRE, mas o candidato recorreu ao TSE e ainda aguarda julgamento.

Na corda bamba!! Mesmo com mais de trinta mil votos para deputada estadual, Bernadete vai passar os próximos dias na mesma angustia de Barbalho.

Na espera pelo resultado, caso confirme o que ocorreu com Barbalho. A corda vai quebrar...( Suely Oliveira é primeira suplente e deverá assumir), ou Luiz Sefer (PP) que é o segundo suplente também ficará na repescagem).

Pode ou quer mais???

Distrito de Expansão Urbana


A Macro-Zona Urbana de Marabá se subdivide em cinco distritos espacializados, compreendendo:

1- Distrito da Marabá Pioneira;
2-Distrito da Cidade Nova;
3-Distrito da Nova Marabá;
4-Distrito Industrial;
5-Distrito de Expansão Urbana - (a margem  direita da Rodovia BR 222 -ao Rio Taurizinho)

Essa divisão adminsitrativa e geográfica foi realizada pelo Plano Diretor de Marabá (Lei 17.213 de 2006).

---------------------

A imagem acima mostra em (azul) o mapa (clic para ampliar) do novo loteamento aprovado ontem (27) no CGPDP, de propriedade do grupo Leolar - será denominado de Cidade Jardim Marabá. Durante a apresentação no conselho, houve alguns questionamentos com relação a instalação de dois "frigoríficos" nas imediações do empreendimento, inclusive um já em funcionamento.


---------------------


Marinor será diplomada dia 17


Nesta sexta (29/10) nossa senadora eleita, e agora confirmada pelo STF, MARINOR BRITO estará chegando em Belém após acompanhar de perto a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal em favor da lei da ficha limpa.

Portanto convidamos tod@s @s companheir@s que foram importantes nesta nossa vitória, para se somar na comitiva do PSOL que irá recepcioná-la no aeroporto.
(assessoria do Psol)
----------------

Presidente do TRE confirmou que diplomará os dois senadores mais votados que não estão envolvidos nos processo do FICHA LIMPA.

Portanto, Marinor Brito ( PSOL) será no próximo dia 17 de novembro, junto com os demais eleitos no pleito de outubro.

Ainda sobre o EPIV


 Comentarista expôe seu ponto de vista, sobre a postagem que fazia referência a "proposta de regulamentação da apresentação dos EPIVs no Conselho Gestor do Plano Diretor". Na reunião de ontem (27) foi adiada a apreciação e votação para reunião extraordinária de novembro.

Levando em consideração ao que o "anônimo" abaixo disse, resolvemos comprar a briga!





Importante contribuição foi postada hoje (28) neste blog, gostaria de dispor meu e-mail (ribamar.sociologo@gmail.com) para trocarmos informações sobre este assunto.


Utopia!

Em resposta ao poster do Mural de Marabá
------------------------------------------- Primeiro Tomo

Prezado Adir sabe que adoro ler as coisas que escreve e se aprofundasse esse tema em suas postagens com certeza daria milhares de comentários.



Vou apenas iniciar este debate provocado por vossa senhoria na postagem sobre o Voto Nulo! Não resisti, ainda mais que como militante tenho trilhado pela observância e a importância de discutir com aprofundamento as temáticas sobre a concepção de sociedade ideal. Dei aula disso essa semana! Entendo que você utilizou uma mistura da utopia com Marx e Engels, Eles não são e não foram utópicos!

 É evidente que houve o socialismo utópico antes deles, mas esse socialismo era uma corrente que apontava uma sociedade ideal sem fundamento algum, era só um ideal. Já Karl Marx e Frederich Engels, desenvolveram essas idéias e sua corrente ficou conhecida como o socialismo científico, ou seja, é um socialismo, nem tão utópico assim, pois foi baseado em todo um estudo social-econômico. Marx apenas precisaria de tempo pra se ter certeza que não era um utópico e isso não demora muito já que com a recente  crise (2008) econômica mundial (desdobrada a partir do caos da politica imobiliária americana), os que jogaram Marx na fogueira  recorreram ao “O Capital” pra entender essa o fiásco capitalista.

 O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem, o que diferencia é a base fundamentada e científicamente comprovada para enfrentar o caos operacionalizado pelo "Capital".

 Um bom pensador tem que ter noção de espaço e tempo e sei que vc é um pensador e vamos ao debate!

-----------------------------

TRE JÁ DESCARTOU NOVA ELEIÇÃO PARA O SENADO

Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), João Maroja, descartou a possibilidade de convocar nova eleição para senador no estado.

No próximo dia 17, será diplomados o primeiro e o quarto candidatos mais votados. Esse é o entendimento que a corte tomou, copnforme declaração do desembargador Maroja.

Na avaliação do presidente do TRE-PA, a legislação prevê a realização de novas eleições quando os votos nulos correspondem a mais da metade de toda a votação apenas para cargos do Executivo, como governador e presidente da República.


Ontem (27), o STF decidiu negar o recurso de Jader Barbalho (PMDB) que contestava a aplicação da nova lei nas eleições deste ano. Como a decisão tem repercussão geral, a definição vale também para os demais casos, como o de Paulo Rocha (PT). O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, que também integra o STF , declarou durante o julgamento que a convocação ou não de novas eleições no estado era de responsabilidade do TRE-PA, e como o presidente deste tribunal já comentou que bvai diplomar Flexa e Marinor, então é ponto encerrado.

-----------------------

MARINOR NOSSA SENADORA LEGÍTIMA!!!!

Com Plínio, pelo voto nulo

Fazemos um chamado aos militantes e filiados do PSOL a manter a coerência partidária demonstrada nestes oito anos de oposição de esquerda ao governo Lula para que em 31 de outubro votemos NULO.

Sabemos que setores majoritários da classe trabalhadora e do povo preocupados, com justa razão, com uma possível volta dos tucanos, preparam-se para votar em Dilma. Nela, por ser a candidata de Lula, depositam expectativas de melhorias, acreditando na farta campanha ideológica do governo tentando mostrar que seu projeto é diferente do dos tucanos. Respeitamos estas posições dos trabalhadores, mas não as compartilhamos. Neste sentido, como militantes, dirigentes e filiados do PSOL queremos manifestar nossa posição a respeito.

O PSOL nasceu de um claro confronto à traição de classe do governo Lula e do PT, denunciando que sua política dava continuidade aos oito anos de governo neoliberal tucano. Assim nos posicionamos, assim muitos foram expulsos do PT, assim foi fundado o PSOL.

Temos denunciado durante oito anos o surgimento de uma nova direita, encabeçada pelo PT, com aliados como Jáder Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros, Collor de Melo. Novos aliados que majoritariamente o foram também de FHC, velhas raposas sempre dispostas a negociar seu lugar junto aos governos de turno.  Nova direita que, junto com a tradicional e velha direita dos tucanos e do DEM, pactuou a subserviência ao capital financeiro, ao agronegócio, aos grandes grupos econômicos estrangeiros e nacionais.  Juntos se acobertaram mutuamente nos escândalos de corrupção montados sob os mesmos esquemas.  Juntos continuaram criminalizando os movimentos sociais, o que se comprova com o número de trabalhadores rurais mortos nestes oito anos de governo Lula, nos interditos proibitórios contra as greves, na repressão aos sem teto, nos despejos, na violência policial contra as greves e na brutal criminalização da pobreza que faz dos jovens pobres e negros a maioria das vítimas da violência policial.


O VOTO NULO prepara o futuro. Pois o PSOL não pode ser cúmplice de um governo que prepara o ajuste fiscal, receita do imperialismo para que os povos paguem pela crise da economia mundial. Isso significa a redução dos gastos públicos, a reforma da previdência que aumentará o tempo de trabalho necessário para se aposentar, a reforma trabalhista para acabar com a multa de 40% do FGTS, com o 13º salário, que pretende parcelar férias. Não podemos compactuar com uma candidatura que governará com um orçamento voltado para pagar juros da dívida ao capital financeiro enquanto dedicará migalhas para o programa Bolsa Família com o objetivo de manter seus currais eleitorais e o povo pobre desmobilizado.


O PSOL não pode legitimar pela esquerda o governo da nova direita, nem se converter em roda auxiliar do projeto do PT/PMDB. O PSOL não será domesticado nem cooptado. O PSOL é oposição de esquerda as duas candidaturas do capital e será oposição ao futuro governo, programática e praticamente, ajudando a organizar as lutas para enfrentar o ajuste que virá. Por isso, em 31 de outubro, nós, que continuamos defendendo um PSOL socialista, de esquerda, de classe, de luta, com independência política do capital, votaremos NULO.

Parete integrante de nota assianda por militantes e dirigentes do PSOL

Desafios da politica de pesquisa no Brasil

Opa!!! Não é pesquisa eleitoral!!

A agenda da ANPUR


O V Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em estudos urbanos e regionais se aproxima. Nossa colega Wrana Panizzi (presidente da ANPUR entre 1993 e 1995, atual vice-presidente do CNPq e professora na UFRGS) irá proferir a conferência de abertura intitulada Desafios da política de pesquisa no Brasil: o campo dos estudos urbanos e regionais, no dia 4 de novembro de 2010 às 9h00, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Além das mesas redondas, quatro grupos de trabalho irão integrar esta 5ª edição do Seminário.Esta agenda traz ainda informações sobreO XIV Encontro Nacional da ANPUR a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro entre 23 e 27 de maio de 2011, e sobre o próximo World Planning Schools Congress (WPSC), que acontecerá em Perth, na Austrália, entre 4 e 8 de julho de 2011.
 
Enviado por e-mail para divulgação

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

STF 5X5: NOVO EMPATE

Acaba de sair o resultado do julgamento do recurso do Sobrancelhudo.

Os ministros repetiram o emparte da votação anterior: 5x5.

Neste momento discutem os critérios de desempate.

STF julga "presente" de Jader!

áh meu Deus me livra de mais essa!!!!!



O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (27) o recurso do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) contra sua condenação com base na Ficha Limpa. De uma só vez a Corte pode definir o futuro do político dos Fichas Sujas!

O Sobrancelhudo renunciou o mandato no Senado para escapar de processos de cassação, o que é vedado pela Ficha Limpa. O lapso temporal, contudo, permitiu que proprietário do jornal Diário do Pará disputasse  as eleições para o Senado no Pará. No caso de seu recurso ser aceito ele será diplomado ( e que presente eimm???, no dia do seu aniversário (27/10), se não, seus votos serão considerados nulos!

--------------------------------------- 

Bom para o debate!

De Carlos Moura, com carinho, para Noblat

Publico a carta aberta de Carlos Moura (aposentado, fotógrafo, redator de jornal de interior, sócio de uma pequena editora de livros clássicos e coordenador da Ação da Cidadania em Além Paraíba-MG) para o jornalista de “O Globo” Ricardo Noblat.

===

Noblat

Quem é você para decidir pelo Brasil (e pela História) quem é grande ou quem deixa de ser? Quem lhe deu a procuração? O Globo? A Veja? O Estadão? A Folha?

Apresento-me: sou um brasileiro. Não sou do PT, nunca fui. Isso ajuda, porque do contrário você me desclassificaria, jogando-me na lata de lixo como uma bolinha de papel. Sou de sua geração. Nossa diferença é que minha educação formal foi pífia, a sua acadêmica. Não pude sequer estudar num dos melhores colégios secundários que o Brasil tinha na época (o Colégio de Cataguases, MG, onde eu morava) porque era só para ricos. Nas cidades pequenas, no início dos sessenta, sequer existiam colégios públicos. Frequentar uma universidade, como a Católica de Pernambuco em que você se formou, nem utopia era, era um delírio.

Informo só para deixar claro que entre nós existe uma pedra no meio do caminho. Minha origem é tipicamente “brasileira”, da gente cabralina que nasceu falando empedrado. A sua não. Isto não nos torna piores ou melhores do que ninguém, só nos faz diferentes. A mesma diferença que tem Luis Inácio em relação ao patriciado de anel, abotoadura & mestrado. Patronato que tomou conta da loja desde a época imperial.

O que você e uma vasta geração de serviçais jornalísticos passaram oito anos sem sequer tentar entender é que Lula não pertence à ortodoxia política. Foi o mesmo erro que a esquerda cometeu quando ele apareceu como líder sindical. Vamos dizer que esta equipe furiosa, sustentada por quatro famílias que formam o oligopólio da informação no eixo Rio-S.Paulo – uma delas, a do Globo, controlando também a maior rede de TV do país – não esteja movida pelo rancor. Coisa natural quando um feudo começa a dividir com o resto da nação as malas repletas de cédulas alopradas que a União lhe entrega em forma de publicidade. Daí a ira natural, pois aqui em Minas se diz que homem só briga por duas coisas: barra de saia ou barra de ouro.

O que me espanta é que, movidos pela repulsa, tenham deixado de perceber que o brasileiro não é dançarino de valsa, é passista de samba. O patuá que vocês querem enfiar em Lula é o do negrinho do pastoreio, obrigado a abaixar a cabeça quando ameaçado pelo relho. O sotaque que vocês gostam é o nhém-nhém-nhém grã-fino de FHC, o da simulação, da dissimulação, da bata paramentada por láureas universitárias. Não importa se o conteúdo é grosseiro, inoportuno ou hipócrita (“esqueçam o que eu escrevi”, “ tenho um pé na senzala” “o resultado foi um trabalho de Deus”). O que vale é a forma, o estilo envernizado.

As pessoas com quem converso não falam assim – falam como Lula. Elas também xingam quando são injustiçadas. Elas gritam quando não são ouvidas, esperneiam quando querem lhe tapar a boca. A uma imprensa desacostumada ao direito de resposta e viciada em montar manchetes falsas e armações ilimitadas (seu jornal chegou ao ponto de, há poucos dias, “manchetar” a “queda” de Dilma nas pesquisas, quando ela saiu do primeiro turno com 47% e já entrou no segundo com 53 ) ficou impossível falar com candura. Ao operário no poder vocês exigem a “liturgia” do cargo. Ao togado basta o cinismo.

Se houve erro nas falas de Lula isto não o faz menor, como você disse, imitando o Aécio. Gritos apaixonados durante uma disputa sórdida não diminuem a importância histórica de um governo que fez a maior revolução social de nossa História. E ainda querem que, no final de mandato, o presidente aguente calado a campanha eleitoral mais baixa, desqualificada e mesquinha desde que Collor levou a ex-mulher de Lula à TV.

Sordidez que foi iniciada por um vendaval apócrifo de ultrajes contra Dilma na internet, seguida das subterrâneas ações de Índio da Costa junto a igrejas e da covarde declaração de Monica Serra sobre a “matança de criancinhas”, enfiando o manto de Herodes em Dilma. Esse cambapé de uma candidata a primeira dama – que teve o desplante de viajar ao seu país paramentada de beata de procissão, carregando uma réplica da padroeira só para explorar o drama dos mineiros chilenos no horário eleitoral – passou em branco nos editoriais. Ela é “acadêmica”.

A esta senhora e ao seu marido você deveria também exigir “caráter, nobreza de ânimo, sentimento, generosidade”.

Você não vai “decidir” que Lula ficou menor, não. A História não está sendo mais escrita só por essa súcia de jornais e televisões à qual você pertence. Há centenas de pessoas que, de graça, sem soldos de marinhos, mesquitas, frias ou civitas, estão mostrando ao país o outro lado, a face oculta da lua. Se não houvesse a democracia da internet vocês continuariam ladrando sozinhos nas terras brasileiras, segurando nas rédeas o medo e o silêncio dos carneiros.

Carlos Torres Moura
Além Paraíba-MG

-------------------
Enviado por Leonidas Mendes

Ministério da Cultura lança Editais!

O Ministério da Cultura anunciou ontem a criação de oito fundos setoriais de 
cultura para financiar a produção artística e cultural. Por meio desses fundos, o governo lançará 50 editais, que 
somam R$ 300 milhões. Os novos fundos são nas áreas de circo, teatro e 
dança; música; artes visuais; audiovisual; acesso e diversidade; livro e 
leitura; patrimônio e memória; e ações transversais (design e conteúdos para 
a internet). Os temas a serem contemplados foram definidos por oito comitês 
técnicos de representantes do MinC e da sociedade civil. (Hupomnemata)

Policia Federal cumpre mandado!

By Rita Soares

A Polícia Federal cumpre, neste momento, mandados de busca e apreensão nos comitês dos deputados estaduais eleitos Fernando Coimbra (PDT) e Chico da Pesca (PT); na Secretaria Federal de Pesca e na Superintendência Regional do Trabalho em Belém, além de casas de servidores dos dois órgãos.
A busca e apreensão foi determinada para coletar provas numa investigação sobre fraudes na concessão do seguro de defeso no Pará.
 
A máfia do Defeso????

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Na caça dos Goés!

Em Macapá a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão, e levou ontem (25) sete para cadeia.

É a continuidade da Operação Mãos Limpas deflagrada mês passado, que chegou a prender o atual governador Pedro Paulo (PP).

Dessa vez os  mandados de prisão foram cumpridos e foram presos: Hércia Souza, Jardel Pereira Góes, Hugo Góes, Luís Adriano Ferreira, Humberto Pereira Góes, Carlene Gemaque e Alexandre da Amapá VIP. Entre outros crimes são acusados de  ocultar, alterar ou destruir provas e um por coação e ameaça à testemunha.


Entenda a Operação
A Operação Mãos Limpas foi deflagrada no dia 10 de setembro com o objetivo de prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União. Naquele dia 18 pessoas foram presas, entre elas o governador Pedro Paulo Dias, o ex-governador Waldez Góes, o presidente do Tribunal de Contas Júlio Miranda e o secretário da Justiça e Segurança Pública Aldo Ferreira; 87 pessoas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento e 94 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Mais de um milhão de reais foram apreendidos, além de carros de luxo e até avião.

Uma semana depois foram presos o ex-secretário de Planejamento Armando Ferreira e o policial federal aposentado Jasildo, que trabalhava no setor de inteligência da secretaria de Justiça e Segurança Pública.

De lá pra cá praticamente toda semana foram cumpridos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal informou que as investigações contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

De acordo com a PF os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos. (Fonte: Alcinea)

O prefeito da capital Roberto Góes (PDT) também foi levado a delegacia para prestar depoimento!!

EPIV

Proposta de Termo de Referência para implentação do EPIV/RIMA  fere o Estatuto da Cidade, que sendo uma Lei federal não pode ser sobrepujada por uma norma municipal. A proposta da Secretaria Municipal de Planejamento está na pauta para reunião de quarta (27).

O Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EPIV) é um dos instrumentos solicitados para aprovação de empreendimentos pelo Plano Diretor. Como pré-requisito para concessão de licenças, autorizações e alvarás relativos a empreendimentos e atividades econômicas geradoras de impacto, públicas, privadas ou propostas em operações consorciadas, em área urbana ou rural.

Com a advento dos grandes empreendimentos (loteamentos, condominíos, shoppings e outros) há uma certa pressão por parte dos empreendedores para minimizar as regras.


------------------------

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Em pauta no conselho!

Nesta quarta (27) entra em pauta no Conselho Gestor do Plano Diretor de Marabá dois empreendimentos do Grupo Leolar. Um edifício e um loteamento dividido em duas etapas. No caso do loteamento não foi divulgado no convite da reunião o tamanho da área e nem o total de lotes a ser comercializados. Sabe-se que parte dessa área foi doada para UFPA (que inclusive já tem obra licitada, porém sem ter passado pela aprovação deste conselho). E outra boa parte o lago da futura Hidrelétrica de Marabá vai encarregar de alagar.

1- Escolha do Relator:


• Empreendimento: “EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR”
• Endereço: Folha CSI 31, Quadra 8, lotes 8, 10B, 12, 14, 16, 18 e 20- Nova Marabá- Marabá/PA
• Proprietário: Leonildo Borges Rocha (Grupo Leolar)
• Área do terreno: 3.156,81m²
• Área do empreendimento: 21.978,67m²

2-Apresentação Empreendimento “LOTEAMENTO CIDADE JARDIM MARABÁ”

• Empreendimento: “Loteamento Cidade Jardim Marabá- Etapas 1 e 2”
• Endereço: Rodovia Transamazônica, Km 10, margem esquerda sentido Marabá- São João do Araguaia– Distrito Nova Marabá- Marabá/PA
• Proprietário: Residencial Cidade Jardim Marabá LTDA-SPE (Grupo Leolar)
• Relator: Antônio Marcos Lopes Azevedo
• Àrea do Terreno ?????
• Àrea do empreendimento:?????
• Total de Lotes:?????????

Feriado!!

Com o comércio fechado, os comerciários comemoram os eu dia hoje (25) em Marabá. Mais muita gente foi pêga de surpresa!

Os bancos e as instutições públicas funcionam normalmente. A cidade apresenta uma outra cara, com o trânsito mais tranquilo.

--------------------------

Leia mais no link abaixo

http://ribamarribeirojunior.blogspot.com/2007/10/comrcio-fecha-e-comercirios-comemoram.html

domingo, 24 de outubro de 2010

DoNana: A dançarina!

Ja Teve: O pescador!!!

Marinor acompanhará julgamento no STF

A senadora eleita, Marinor Brito (PSOL-PA), desembarca nesta segunda (25), em Brasília (DF), para acompanhar o julgamento que acontece na quarta (27) do recurso extraordinário ao STF impetrado pelo deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) que teve seu registro de candidatura barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Antes do Julgamento, Marinor Brito, cumpre agenda com autoridades judiciárias e parlamentares e está confiante que os ministros do STF mantenham a decisão do TSE que negou o registro da candidatura de Jader Barbalho, segundo colocado na eleição para o senado no Pará, mas barrado pela Lei da Ficha Limpa porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para escapar da cassação por quebra de decoro parlamentar.

Jogo da bolinha!

No Blog do Parsifal


Acesse e relembre como se jogava bolinha no fundo da sala de aula.

AQUI

Depenado!

O vôo do Àguia foi abatido hoje (24) pela manhã com o massacre no Fasqueirão - Rio Grande do Norte.

O ABC fez três gols de letra para e garantiu sua classificação para série B.

sábado, 23 de outubro de 2010

Farsante!!!!


Essa semana todos puderam observar como a ganância pelo poder, transforma pessoas em verdadeiros atores - mesmo que amadores!

Semana que entra!

Na terça (26) inicia mais um curso de Especialização em Educação do Campo, agroecologia e questões pedagógicas do Campus Rural de Marabá - IFPA, ofertado a todos servidores e professores da instuição.

Na quarta (27) entra na pauta da Reunião do Conselho Gesror do Plano Diretor, a apresentação do Loteamento Cidade Jardim Marabá - Etapas 1 e 2 do grupo Leolar, o empreendimento deve comercializar 3 mil lotes nessas duas primeiras etapas .

O recurso extraordinário impetrado por Jader Barbalho (PMDB) será julgado na próxima sessão, marcada para quarta-feira, dia 27.
Vem aí Marinor Senadora!!
-------------------

O clima eleitoral deve pegar fogo, trocas de acusações, mentiras, baixarias e ausência de debate de programa de governo: em resumo isso tem significado o tal de Segundo Turno!

Imagens da Semana

VALE APENAS LER

Não tenho opção- desencanto


Interessante... Pois assistindo a propaganda eleitoral na televisão, visualizei uma gama de artistas e pensadores apoiando veementemente uma das candidatas a Presidência da Republica Federativa do Brasil. Pena que era aquela que tem o “pênis” maior. Eram, Ziraldo, Otto, Margareth Menezes, Beth Carvalho, Alcione, Leonardo Boff (que falava da metáfora da condição humana), Chico Buarque(que falava Cálice para o poder) entre outros globais... agora o discurso é outro.

Ate então não compreendia a significação do medo adversário, mas as declarações que ouvi foram tão arrebatadoras, que interpretei como sendo frutos de uma insensibilidade e um distanciamento destes para com o povo, o cotidiano. Pois pareceu-me evidente que essas pessoas “famosas” não vivem no Brasil. São de outro planeta.

Fiquei perplexo com os depoimentos. Porque ao proliferarem tamanhos enaltecimentos parecem que nem estavam falando da turma do Dirceu, da Erenice, do mensalão, dos caixa dois... que a turma do outro lado sempre utilizou.

É como se não precisassem utilizar postos de saúde, e ver os descasos do povo sem atendimento. Ver que os projetos federais não passam de projetos de fachadas... Que as políticas publica inundadas de tráficos de influência cobram propinas para que os recursos dessas políticas possam ser liberados, que existe um desmonte da Reforma Agrária, através da negligencia com a assistência técnica, com a educação do campo, com a regularização fundiária, um desmonte da educação voltada só para o mercado, uma imposição sobre sociedades tradicionais como é o caso de belo monte, que não respeita as tradições de um povo, e eles ainda falam que são do povo, sem contar com a inquisição que o poder nas mãos destes que estão no poder aniquila sem a mínima compaixão...

O município onde moro, Eldorado do Carajás, é um reflexo daquilo que Chco Science dizia, “O orgulho a arrogância a gloria enche a imaginação de domínios”. Pois o acesso ao poder por seres extremos de vaidades e leigos de humanidade, não é uma condição tão singular assim, pois interfere na vida de pessoas e famílias que são pressionadas a calarem ou sofrerem as conseqüências de seus atos.

Não é a toa que quase dois anos no poder, o prefeito que era um simples funcionário público, ainda não trabalhou na infra estrutura da cidade sobrando somente buraco e poeira, ainda não viabilizou a sede do CAPS, deixando de receber recursos por ainda funcionar dentro de um hospital e por não compreenderem o significado da luta antimanicomial, registrou apoio da prefeitura a um evento dos apicultores do município, somente se o presidente daquela associação saísse da presidência, por não tê-los apoiados na campanha eleitoral. Seus secretariados são desinformados, ou manipulados, pois não acompanham nem as políticas públicas do governo federal que é do mesmo partido. Pois perderam recursos do programa território da cidadania por não participarem das reuniões do conselho e nem por inscrever o município no sistema de convenio do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário. Propinou vereadores com razoes de 30.000 reais para cada um aprovar projetos do governo. São tantos escândalos que uma cidadezinha deste tamanho nem parece, mas é, referência para uma reflexão sobre a banda podre desta sociedade que ainda acredita neste sistema, mas só para o favorecimento de seus grupos.

Mesmo diante de tanta negação, vossa senhoria já adquiriu uma caminhonete cabine dupla completa e uma ou mais fazendas. Quem sabe?

Alem disso estão apoiados no palanque para o governo do estado, com o ex-governador Almir Gabriel, o mesmo que em 1996, autorizou a chacina de Eldorado do Carajás matando 19 trabalhadores rurais Sem Terra e deixando feridas abertas ate hoje em vitimas da violência deste estado. Vindo depois a não assumir a culpa pelo atentado, mas o major Pantoja esclareceu em depoimento que a ordem partiu do Governo do estado. Imaginemos, portanto a dimensão da contradição.

Não procuro utilizar este espaço para favorecer a oposição, pois ideologicamente sou desfavorável ao retorno das elites tucanistas (até pelo enredo da história)... mas não contava com as elites petistas (tão má e desqualificada para assumir o discurso de um projeto de desenvolvimento).

Faço como Juca Chaves “não sou homem de direita, nem numa de esquerda eu entro, e como ninguém me aceita, sou mesmo é contra o centro”.

Por isso diante das circunstâncias que o sistema político apresenta, daí se inclui o eleitoral, que é quem da o suporte jurídico e legitima as interfaces do poder, diante de uma condição restrita e limitada de opções de sobrevivência e de escolha, sou favorável do VOTO NULO, no aspecto da critica, da contra política e do contra poder, mas intimamente consciente que as transformações não virão por estas vias, canais, caminhos.... Ela virá principalmente das subjetividades, da expressão simples da arte, da comunicação na dimensão subjetiva, das micro relações...

Falam tanto de democracia, e as eleições são obrigatórias pelo estado. Democracia de fachada... Busca irresistível pelo poder.

Procuro na vida encontrar a paz, mas não a paz imposta na disputa que escraviza oprime e domina. Neste sentido compartilho com Tribo de Jah “ melhor nem ter com quem contar do que contar com quem só quer se aproveitar”.

E se não está legal, ou se não temos rabo preso, ou se não somos puxa saco, ou procuramos mudar esta situação... o que fazer?

O ódio contra a máquina garante a nossa sustentabilidade cultural...

Dudu - Eduardo Batista Fernandes – cientista social, batuquero, cantor, compositor, brincante, poeta, pateta


------------------------------

Também voto NULO!!!

Atenção!!!

Rede Celpa desliga energia neste domingo (24), dentro da sua progamação de manutenção da rede. Ao todo serão 17 municípios atingidos pelos desligamentos.


Atenção para os horários dos desligamentos:

5h50 às 6h50 - Ipixuna do Pará (zonas urbana e rural)

6h às 12h - Novo Progresso e Itaituba (zona rural)

6h45 às 11h15 - Marabá (parte da cidade)

7h25 às 10h35 - Bom Jesus do Tocantins, Marabá (Distrito Morada Nova), Nova Ipixuna (zona rural) e Abel Figueiredo (zona rural)

7h30 às 10h30 - Rondon do Pará (zonas urbana e rural)

7h30 às 10h30 - Dom Eliseu (zona urbana)

7h30 às 12h40 - Dom Eliseu (zona rural)

7h45 às 13h30 - Castanhal (bairros Saudade I e II)

7h50 às 13h10 - Viseu (zona rural)

7h50 às 13h20 - Capanema (zona rural), Primavera e Quatipuru

11h50 às 12h40 - Paragominas

14h às 17h - Castanhal (bairro Nova Olinda)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curso de Educação Ambiental pela UAB

Enviado pela SECOM

Através do Polo UAB/Marabá, ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a prefeitura anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Extensão, na modalidade à distância, de Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis e Com Vida. O certame será gerido numa parceria entre o município e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São 60 as vagas inicialmente ofertadas. Elas são destinadas preferencialmente aos professores de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, professores e acadêmicos da rede privada de ensino superior, além de membros da sociedade civil atuantes na área ambiental.

De acordo com o coordenador do Polo UAB/Marabá, Edivan Alves Pereira, o curso, cuja aula inaugural está confirmada para o dia 3 de novembro, é resultado de um planejamento conjunto. Dele participam o Departamento de Educação Continuada da Semed, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC), Universidade Aberta do Brasil (UAB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “O objetivo do curso é preparar a comunidade escolar para a constituição de espaços educadores sustentáveis atendendo à exigência do Plano Nacional sobre Mudança Climática de se constituir, nas escolas, referências concretas de sustentabilidade socioambiental”, explica o coordenador.

Pereira orienta que, tanto o Edital de chamada quanto o formulário de inscrição podem ser acessados através do site http://www.cead.ufop.br/. Portanto, a partir de hoje, 18, munidos de documentos pessoais, os candidatos interessados poderão se dirigir ao Polo UAB/Marabá, localizado na Av. Hiléia, s/nº, Agrópolis do INCRA, ao lado da SEMED e Hemopa, onde as inscrições ocorrem até o dia 24 de outubro.

O cadastramento também pode ser realizado pela internet (www.cead.ufop.br/index.php?option=com_rsform&Itemid=87), sendo que, desta forma o prazo expira no dia 20 do corrente.

Mais informações no Polo UAB/Marabá através do fone: (94) 3324-7388 ou pelo e-mail: polouabmaraba@gmail.com

Roberto Leher em Marabá

Dentro da programação do I Congresso do Campus de Marabá da UFPA, O professor da Faculdade de Educação e do Laboratório de Politicas Públicas da UFRJ) Roberto Leher estará hoje as 18:00h ministrando palestra sobre "Educação" com foco na critica as reformas do governo Lula.

----------------

Hoje (21) no Auditório do Campus I da UFPA


Como eleger-se deputado ?

Esquema como o PRONAF/FNO QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADO PODE LEVAR "GENTE GRANDE PRA CADEIA".

Basta verificar quem está por trás disso!

Outro Esquema denominado de MÁFIA DO DEFESO, TAMBÉM PODE IDENTIFICAR QUEM VERDADEIRAMENTE FOI BENEFICIADO.

Em 2008, o Pará cadastrou oficialmente 57,7 mil pessoas para pagamento do seguro. Esse, que foi o maior contingente no País, teve seu número dobrado em apenas dois anos.


Em 2003, o Pará tinha 40 mil pescadores cadastrados. Em sete anos, esse número mais que triplicou. O Estado teria hoje 130 mil pessoas cadastradas como pescadores recebendo o seguro defeso

Veja aqui

-------------------------------

Abaetetuba
FRAUDES EM ABAETETUBA– Polícia desmascara máfia do defeso. A Polícia Federal flagrou 500 falsos pescadores que recebiam o Seguro Defeso dentro do esquema criminoso. A Polícia federal começou a desmontar um esquema criminoso que atuava no interior do Pará em municípios que foram inseridos no programa “Seguro Defeso”, do Governo federal, para beneficiar pescadores durante o período de proibição da pesca no Pará. Pelas denúncias apresentadas ao MPF, o esquema criminoso vinha atuando no Estado desde 2003, quando estavam registrados em todo o Pará cerca de 40 mil pescadores. A partir de então começou o que foi denominado de “pororoca do defeso” e das licenças de pesca provisórias, atingindo hoje a cifra de 130 mil pescadores em todo o Pará. Os municípios alvos da quadrilha são: PONTA DE PEDRAS, MOJÚ, LIMOEIRO DO AJURÚ, BREU BRANCO, TUCURUÍ,” ABAETETUBA”, IGARAPÉ-MIRI, CHAVES, MUANÁ, CAMETÁ e MOCAJUBA, sendo que o município de MUANÁ,na Ilha do Marajó, tem o maior número de irregularidades já descoberto. (Fonte: http://www.tvsm.blogspot.com/)

A caminhada do desespero!

Imagem: Davi Alves


E o "doutor" Almir aliado desde de criancinha do PT foi a caminhada que serviu de fato para inocentá-lo do Massacre de Eldorado Carajás!

o Antes "Demônio", agora o "Anjo" Gabriel!!!

------------------
Cola nela Puty....( Quem vendeu a CELPA?)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Rápidinhas

CONCURSO PÚBLICO

Prefeitura de Marabá através da SEMA-  Secretaria Municipal de Administração, promete divulgação do Edital para o dia 29 de outubro. (Vamos aguardar!!)


RÁDIO ESCOLA

A direção da Escola Estadual de Ensino Médio "Salomé Carvalho", informa que dentro de poucos dias entra no ar a Rádio Escola Salomé.

Aprovado!!

Acaba de ser aprovado mais um trabalho deste poster em conjunto com acadêmico de Ciências Sociais Fabiano Rodrigues (o popular Laion), para ser apresentado no III Encontro Latinoamericano Ciências Socias e Barragens, no período de  30 de novembro a 3 de dezembro de 2010 em Belém. Com o tema: Construção da AHE Marabá: Uma abordagem sobre opções de desenvolvimento e o seu planejamento

----------------------------

Homenagem a Chico!

Na programação cultural do I Congresso da UFPA, consta para hoje (20) a noite um saral em homenagem a Chico Buarque.

Vamos lá!

Tapiri da Ufpa ( Campus I) a partir das 19h

---------------------

Joga pedra na Gení.......

Dia do Escritor!

Escritor, por quê?


Em Como e porque sou romancista, José de Alencar tenta responder denotativamente a pergunta que tantas vezes se faz aos autores. A maioria dos escritores parece dar respostas metafóricas, poéticas, até românticas. Neste livro de seus livros, nosso arqui-romancista se pergunta se não teria sido a “leitura contínua e repetida de novelas e romances que primeiro [lhe] imprimiu no espírito” o desejo de ser escritor dessa forma literária de sua predileção.


Ora ou outra esbarro também na pergunta, embora eu seja um projeto de escritor.

Continua em http://abiliopacheco.com.br/2010/10/19/escritor-por-que/
 
Enviado por Abílio Pacheco

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Território em debate!


Com enfoque na construção da Cartografia Social do Pólo de Marabá, os alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia, iniciaram hoje (19) o último módulo com o Círculo Epistemológico Território e desenvolvimento na Amazônia, no qual os objetivos é  refletir sobre as diferentes expressões sociais (movimentos e organizações sociais, práticas de organização não-formais – matula, mutirões, etc), ambientais (Experiências agroecológicas, agricultores experimentadores, grandes projetos (estradas, barragens, siderurgia, etc), monocultivos, pecuarização, etc), econômicas (EES, cooperativas, agroindústrias, etc..) e culturais do território.

----------------------
O Curso é realizado pelo Campus Rural de Marabá do IFPA - O Público são educadores do campo de quatro municípios do Pólo Marabá: Itupiranga, São Domingos do Araguaia e Eldorado Do Carajás.

-------------------------

Congresso da UFPA teve abertura hoje!

O I Congresso do Campus de Marabá, teve abertura hoje (19) e vai até o dia 22/10.  Com o tema " Práticas, saberes e reflexões na construção de uma Universidade", várias mesas de debates trabalhos serão apresentados durante os quatro dias. A novidade será a Feira de Empreendiemntos Populares que será realizada dentro do evento. Vale ressaltar que este é o primeiro congresso realizado pela coordenação do campus com objetivo de apresentações de trabalhos ciêntíficos e pesquisas em andamentos. 

-------------------------

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cara de pau!!!

O candidato da velha direita insiste agora em dizer que é contra as privatizações!! A candidata da nova direita seguiu o mesmo caminho com a tal Parceria Público Privada!


- 546 mil postos de trabalho extintos diretamente
- 17,1% dos 3,2 milhões de empregos formais perdidos na década
- O governo conseguiu com a venda das estatais até 1998, R$ 85,2 bilhões (incluindo a transferência de dividas)
- O governo gastou ou deixou de arrecadar até 1998, R$ 87,6 bilhões
Vendas a prazo: R$ 14,8 bilhões
Dívidas pagas pelo governo: R$ 16,1 bilhões
Juros de 15% sobre essas dívidas: R$ 8,7 bilhões
Investimentos antes das privatizações (Açominas, CSN e Telebrás), mais juros: R$ 37,4 bilhões
Moedas podres usadas: R$ 8,9 bilhões
Dinheiro deixado em caixa (Telesp e Vale): R$ 1,7 bilhões

Fontes: Pochmann, Márcio. A década dos mitos. São Paulo, Editora Contexto, 2001.

Sobrancelhudo é barrado!

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é favorável que se impeça a diplomação de Jader Barbalho (PMDB) como senador pelo Pará. Gurgel acaba de enviar ao Supremo parecer para barrar o registro do candidato. Enquadrou-o como ficha-suja. O STF decidirá o futuro do Sobrancelhudo!

domingo, 17 de outubro de 2010

Apelação!

Uma contribuição à leitura!

Um arquivo da revolução

O “Archivo León Trotsky”, lançado em maio de 2009, pela Revista de Teoria e Política Internacional “Marxismo Vivo”, tem o objetivo de reunir e tornar público documentos de organizações revolucionárias.
Essa página começou disponibilizando a seus visitantes os arquivos de uma das correntes do movimento trotskista, fundada pelo revolucionário argentino, Nahuel Moreno. Porém, a perspectiva é que outros arquivos se somem permanentemente. Deste modo o Archivo León Trotsky poderá converter-se no Arquivo da Revolução.

Atualmente constam 3.630 documentos acessíveis ao público. Entretanto, é um número irrisório em relação aos cerca de 100.000 documentos que já deverão ficar à disposição. Se trata de textos, gravações e imagens que nunca foram divulgados, ou que foram há décadas atrás.

Visite o “Archivo León Trotsky” e veja como contribuir com essa importante iniciativa.

--------------------------------------
Capiturado: Blog Lingua Ferina

Faz aniversário!

No próximo dia 30 quem faz aniversário  é a Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense. E aproveitando o momento acontcerá a posse da sua nova diretoria. O local será na Fundação Casa da Cultura de Marabá - FCCM, a partir das 20h.

------------------------------

Semana que entra!

A Feira de Empreendimento Solidário deve movimentar a cidade nesta semana.

A CAEM - Cooperativa dos Agentes Ecológicos de Marabá estará presente nos dias 21 e 22 no Tapiri da UFPA, promovendo distribuição de mudas de Açai e outras espécies nativas da região.

---------------------------------

Giro Cultural!

A Secult promove entre os dias 5 e 7 de novembro na Praça São Félix - Distrito Marabá Pioneira, o Giro Cultural - Uma grande programação cultural prevista naquele espaço que sempre foi o grande palco de atividades culturais de Marabá.

---------------------

Liberou?

O Diretório Estadual do PMDB nem chegou a reunir-se, mas o Sobrancelhudo sacramentou a "decisão". Diante das circunstâncias o partido segue dividido entre os que desejam Jatene e Ana Júlia. A martelada final sempre quem deu foi ele. E neste caso, a liberação dos correligionários se dá pela indecisão do seu caso.

-----------------------------

Primeiras imagens deste Domingo!



----------------------------------------



Imagens: Poster

sábado, 16 de outubro de 2010

Saberes da Terra!

Nesta segunda (18) inicia a útima etapa da Especialização em Educação do Campo (Programa Saberes da Terra) do Campus Rural de Marabá. A abordagem  deste módulo será Território e Economia Solidária, onde este poster estará trabalhando o conceito de Território a partir das possibilidades de uso como análise da realidade social e emergência ao desenvolvimento rural.

O Blog acompanhará toda essa discussão e fomentará o debate a partir de cada aula.

O negócio ta pegando!!!

MULHER DE SERRA JA FEZ ABORTO!

VAMOS PARAR COM TANTA HIPOCRISIA E FAZER O BOM DEBATE!

“Monica Serra já fez um aborto e sou solidária à sua dor”, afirma ex-aluna da mulher de presidenciável




ACESSE AQUI http://correiodobrasil.com.br/monica-serra-ja-fez-um-aborto-e-sou-solidaria-a-sua-dor-afirma-ex-aluna-da-mulher-de-presidenciavel/185824/


-------------------------

Amanhã milhares nas ruas!

O Círio da Leolar deve levar milhares a rua neste domingo (17), como todos os anos a multidão cresce e a propaganda da loja de departamentos também!

---------------------------------

É a fé mercadológica....

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Imagens do Dia!


------------------

Privatização da CELPA!

Massacre de Eldorado do Carajás!

Sensação de insegurança!
------------------------------------

DESESPERO!!!!!

NENHUM VOTO A SERRA

Nota da Executiva Nacional do PSOL




O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) mereceu a confiança de mais de um milhão de brasileiros que votaram nas eleições de 2010. Nossa aguerrida militância foi decisiva ao defender nossas propostas para o país e sobre ela assentou-se um vitorioso resultado.

Sentimos-nos honrados por termos tido Plínio de Arruda Sampaio e Hamilton Assis como candidatos à presidência da República e a vice, que de forma digna foram porta vozes de nosso projeto de transformações sociais para o Brasil. Comemoramos a eleição de três deputados federais (Ivan Valente/SP, Chico Alencar/RJ e Jean Wyllys/RJ), quatro deputados estaduais (Marcelo Freixo/RJ, Janira Rocha/RJ, Carlos Giannazi/SP e Edmilson Rodrigues/PA) e dois senadores (Randolfe Rodrigues/AP e Marinor Brito/PA). Lamentamos a não eleição de Heloísa Helena para o Senado em Alagoas e a não reeleição de nossa deputada federal Luciana Genro no Rio Grande do Sul, bem como do companheiro Raul Marcelo, atual deputado estadual do PSOL em São Paulo.


Em 2010 quis o povo novamente um segundo turno entre PSDB e PT. Nossa posição de independência não apoiando nenhuma das duas candidaturas está fundamentada no fato de que não há por parte destas nenhum compromisso com pontos programáticos defendidos pelo PSOL. Sendo assim, independentemente de quem seja o próximo governo, seremos oposição de esquerda e programática, defendendo a seguinte agenda: auditoria da dívida pública, mudança da política econômica, prioridade para saúde e educação, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, defesa do meio ambiente, contra a revisão do código florestal, defesa dos direitos humanos segundo os pressupostos do PNDH3, reforma agrária e urbana ecológica e ampla reforma política – fim do financiamento privado e em favor do financiamento público exclusivo, como forma de combater a corrupção na política.


No entanto, o PSOL se preocupa com a crescente pauta conservadora introduzida pela aliança PSDB-DEM, querendo reduzir o debate a temas religiosos e falsos moralismos, bloqueando assim os grandes temas de interesse do país. Por outro lado, esta pauta leva a candidatura de Dilma a assumir posição ainda mais conservadora, abrindo mão de pontos progressivos de seu programa de governo e reagindo dentro do campo de idéias conservadoras e não contra ele. Para o PSOL, a única forma de combatermos o retrocesso é nos mantermos firmes na defesa de bandeiras que elevem a consciência de nosso povo e o nível do debate político na sociedade brasileira.

As eleições de 2002, ao conferir vitória a Lula, traziam nas urnas um recado do povo em favor de mudanças profundas. Hoje é sabido que Lula não o honrou, não cumpriu suas promessas de campanha e governou para os banqueiros, em aliança com oligarquias reacionárias como Sarney, Collor e Renan Calheiros. Mas aquele sentimento popular por mudanças de 2002 era também o de rejeição às políticas neoliberais com suas conseqüentes privatizações, criminalização dos movimentos sociais – que continuou no governo Lula -, revogação de direitos trabalhistas e sociais.

Por isso, o PSOL reafirma seu compromisso com as reivindicações dos movimentos sociais e as necessidades do povo brasileiro. Somos um partido independente e faremos oposição programática a quem quer que vença. Neste segundo turno, mantemos firme a oposição frontal à candidatura Serra, declarando unitariamente “NENHUM VOTO EM SERRA”, por considerarmos que ele representa o retrocesso a uma ofensiva neoliberal, de direita e conservadora no País. Ao mesmo tempo, não aderimos à campanha Dilma, que se recusou sistematicamente ao longo do primeiro turno a assumir os compromissos com as bandeiras defendidas pela candidatura do PSOL e manteve compromissos com os banqueiros e as políticas neoliberais. Diante do voto e na atual conjuntura, duas posições são reconhecidas pela Executiva Nacional de nosso partido como opções legítimas existentes em nossa militância: voto crítico em Dilma e voto nulo/branco. O mais importante, portanto, é nos prepararmos para as lutas que virão no próximo período para defender os direitos dos trabalhadores e do povo oprimido do nosso País.

Executiva Nacional do PSOL – 15 de outubro de 2010

Pra rir e beber água!

Dica quente para todos nós e os “pingaiadas” de plantão...




Vc vai ao bar e bebe uma cerveja.
Bebe a segunda cerveja.
A terceira e assim por diante.
O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "caracas véi... o cara tá bebendo mto liquido, tô cheião!!!"

Teu estômago e teu cérebro não destinguem q tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas q "é líquido".

Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!" E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue q tu puder, o cara aí tá maluco e tá bebendo mto líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra mto sangue e enche rápido. Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se vc notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, pq além de água, vem as impurezas do sangue.

O RIM aliviou a vida do estômago, mas vc continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro ´CEREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CEREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véi, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"

O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o alcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso q as mijadas seguintes são transparentes, pq é água. E quanto mais vc continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de alcool no organismo aumenta e vc fica mais "bunitim"

Chega uma hora q vc tá com o teor alcoolico tão alto q teu CEREBRO desliga vc. Essa é a hora q vc desmaia... dorme... capota... resumindo: essa é a hora q o teu não tem dono!

Ele faz isso pq pensa "Meu o cara tá afim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse alcool do corpo dele"

Enquanto vc está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá á seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinnte, como a gente está com o nível de água mto baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora". O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho,e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CEREBRO é constituido de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então, sei q na hora agente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo dágua, pq na medida q vc mija, já repõe a água.
 
Enviado Por e-mail

Dis do Professor!


Manifesto à Nação!

De Plínio de Arruda Sampaio

Para os socialistas, a conquista de espaços na estrutura institucional do Estado não é a única nem a principal das suas ações revolucionárias. Em todas estas, os objetivos centrais e prioritários são sempre os mesmos: conscientizar e organizar os trabalhadores, a fim de prepará-los para o embate decisivo contra o poder burguês.

Fiel a esta linha, a campanha do PSOL concentrou-se no tema da igualdade social, o que possibilitou demonstrar claramente que, embora existam diferenças entre os candidatos da ordem, são diferenças meramente adjetivas.

Isto ficou muito claro diante da recusa assustada e desmoralizante das três candidaturas a firmar compromissos com propostas de entidades populares - como a CPT, o MST, as centrais sindicais, o ANDES, o movimento dos direitos humanos - nas questões chaves da reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, aplicação de 10% do PIB na educação, combate à criminalização da pobreza.

Não há razão para admitir que se comprometam agora, nem para acreditar que tais compromissos sejam sérios, como se vê pelo espetáculo deprimente da manipulação do sentimento religioso nas questões do aborto, do casamento homossexual, dos símbolos religiosos - temas que foram tratados com espírito público e coragem pela candidatura do PSOL. Nem se fale da corrupção, que campeia ao lado dos escritórios das duas candidaturas ora no segundo turno.

Cerca de um milhão de pessoas captaram nossa mensagem. Constituem a base de interlocutores a partir da qual o PSOL pretende prosseguir, junto com os demais partidos da esquerda, a caminhada do movimento socialista no Brasil.

O segundo turno oferece nova oportunidade para dar um passo adiante na conscientização. Trata-se de esmiuçar as diferenças entre as duas candidaturas que restam, a fim de colocar mais luz na tese de que ambas são prejudiciais à causa dos trabalhadores.

O candidato José Serra representa a burguesia mais moderna, mais organicamente ligada ao grande capital internacional, mais truculenta na repressão aos movimentos sociais. No plano macroeconômico, não se afastará do modelo neoliberal nem deterá o processo de reversão neocolonial que corrói a identidade moral do povo brasileiro. A política externa em relação aos governos progressistas de Chávez, Correa e Morales será um desastre completo.

A candidata Dilma Rousseff é uma incógnita. Se prosseguir na mesma linha do seu criador - o que não se tem condição de saber - o tratamento aos movimentos populares será diferente: menos repressão e mais cooptação. Do mesmo modo, Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia continuarão a ter apoio do Brasil.



Sob este aspecto, Dilma leva vantagem sobre a candidatura Serra. Mas não se deve ocultar, porém, o lado negativo dessa política de cooptação dos movimentos populares, pois isto enfraquece a pressão social sobre o sistema capitalista e divide as organizações do povo, como, aliás, está acontecendo com todas elas, sem exceção.

O que é melhor para a luta do povo? Enfrentar um governo claramente hostil e truculento ou um governo igualmente hostil, porém mais habilidoso e mais capaz de corromper politicamente as lideranças populares?

Ao longo dos debates do primeiro turno, a candidatura do PSOL cumpriu o papel de expor essa realidade e cobrar dos representantes do sistema posicionamento claro contra a desigualdade social que marca a história do Brasil e impõe à grande maioria da população um muro que a separa das suas legítimas aspirações. Nenhum deles se dispôs a comprometer-se com a derrubada desse muro. Essa é a razão que me tranqüiliza, no diálogo com os movimentos sociais com os quais me relaciono há 60 anos e com os brasileiros que confiaram a mim o seu voto, de que a única posição correta neste momento é do voto nulo. Não como parte do "efeito manada" decorrente das táticas de demonização que ambas candidaturas adotam a fim de confundir o povo. Mas um claro posicionamento contra o atual sistema e a manifestação de nenhum compromisso com as duas candidaturas.


Plínio Soares de Arruda Sampaio, 80 anos, é advogado e promotor público aposentado. Foi deputado federal por três vezes, uma delas na Constituinte de 1988, é diretor do "Correio da Cidadania" e preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA

Fale com Plínio Arruda Sampaio: plinio.asampaio@terra.com.br

Boi voando!!

Imagem: Davi Alves

É aguardado para as próximas horas o anúncio de apoio do ex-governador Almir Gabriel (17 de abril de 1996) para Ana Júlia e Dilma.

-----------------
Veja o que dia o Espaço Aberto Pebas

-----------------------------------
Atualizado
CONFIRMADO!!!

Almir Gabriel apóia Ana Júlia!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Na ponta do lapís! (iv)

Comunicação com o irmão!

Prefeito Maurino M. de Lima e o Secretário de Comunicação Gilson de Lima


----------------------------------------------

Sobre o caso:

1- Aqui
2- Aqui

NEPOTISMO!

Nepotismo  é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

------------------------------

O que você acha dessa designação feita para o irmão do prefeito?