sábado, 27 de fevereiro de 2010

3 ANOS

3 ANOS

Nossa primeira postagem fazia referência a um projeto que hoje faliu.

A participação popular não é mais o carro forte do governo de Xinguara.

3 ANOS

O Contraponto & Reflexão faz 3 anos

Hoje faz três (3) anos de jornada. Desde 27 de fevereiro de 2007, o Contraponto & Reflexão está no ar, espargindo sementes, cavando trincheiras, buscando - dentro de suas múltiplas limitações - travar o bom (e indispensável) combate.
É sempre hora de recomeçar. Recomecemos, pois.
Durante este tempo, a atualização diária deste espaço tem se constituído em uma mistura de prazer e obrigação, aliás, as vezes nem sempre cumprida, como serve de prova o silêncio dos dias em que estou de viagem e não há um sinal de internet e outros que não encontro um ciber aberto). E mais importante, a própria razão de ser deste blog, é a participação dos leitores. E por sinal muitos e bastante fiéis.
Que nesta próxima fase, novos e enormes desafios serão compartilhados. Que se abram os caminhos e se derrubem cercas que tentam aprisionar o debate no emparedamento da não-escolha, na falta de alternativas reais para abrir novos (e promissores) horizontes.
Espero continuar contando com a presença dos leitores e da sempre bem-vinda crítica dos que se acostumaram a buscar, de vez em quando, alguma novidade neste território vocacionado à reflexão e à polêmica. Quanto aos que ficam inquietos e atormentados pelo desejo da CENSURA, só lamento, por que se forem do PT vão continuar no ostracismo da vergonha e da insanidade.

Estamos no
Blog do Zé Marcos http://www.blogdozemarcos.com/
Paránoticias.com /Belém
Página Critica = http://www.paginacriticapara.blogspot.com/
Blog do Waldir – Parauapebas =http://www.paginacriticapara.blogspot.com/
Blog do Pedro Reis – Tucuruí =http://www.paginacriticapara.blogspot.com/
Espaço Mensaleiro- Eliana Alves Rio de Janeiro =http://www.paginacriticapara.blogspot.com/
Blog do Wanterlor – Parauapebas=http://www.paginacriticapara.blogspot.com/
Blog do Zé Dudu – Parauapebas= WWW.zedudu.com
Corpo Social - Eldan Nato – Parauapebas= http://corposocialpebas.blogspot.com/
Blog do João Carlos – Marabá= WWW. http://suldopara.blogspot.com/
Blog do Laércio Ribeiro – Marabá= http://www.laercioribeiro700.blogspot.com/
Quaradouro - Ademir Braz – Marabá= WWW.quaradouro.blogspot.com
Furo – Rogério Almeida = WWW. blogspot.com
CIA dos Blogues - http://ciadosblogueiros.blogspot.com/

Sitio de negócio: Buscamaraba.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aqui não é casa de mãe joana!

Importante empreendimento lançado na noite de ontem (25), ainda não foi apresentado no Conselho Gestor do Plano Diretor para análise e aprovação, considerando que todo grande empreendimento deve ser regulamentado de acordo com a Resolução 02/2008 do CGPDP. Na resolução que regulamenta a aprovação dos empreendimentos, o empreendedor deve condiciona o projeto do empreendiamnto a análise do conselho, após uma série de tramitação de documentação. Entre estes, deve ter um Estudo de Impacto de Vizinhança para que o conselho dê o parecer.


Base Legal:

Os empreendimentos que deverão submeter à aprovação no Conselho Gestor do Plano Diretor estão estabelecidos nos art. 111 e 112 da Lei n°17.213/06, conhecida como Lei do Plano Diretor Participativo de Marabá.

Como pré-requisito, os empreendimentos devem:
 Estar dentro da macro-zona urbana, conforme art. 14;
 Obedecer ao estabelecido no título IV (dos parâmetros para o uso, a ocupação e o parcelamento do solo);

 Obedecer ao estabelecido no título V (dos instrumentos da política de desenvolvimento municipal) capítulo II (da outorga onerosa do direito de construir) e capítulo VI (do impacto de vizinhança);

 Comprovar a titularidade do imóvel, por meio de escritura ou termo de posse emitido por cartório de registro de imóveis.

Amanhã!!!!!!!!!!!

O Contraponto & Reflexão  completa 3 anos amanhã (27), a novidade deste ano será uma série de postagens fotográficas rememorando a história de Marabá.
--------------------
ATUALIZAÇÃO:

As imagens desta série de anioversário do Blog fazem parte do Acervo da Fundação Casa Cultura. São fotos de Jorge Salame e de vários outros autores. Quanto as fotos atuais que fazem a comparação são de autoria deste poster.

Obrigação!!!


Educação: Dever do Estado!!
Foi necessário que houvesse muitas ocupações de estradas - Escola Oziel Alves Pereira uma demanda do MST e de todos os assentados do PA 17 de Abril.

Fora Galvão!!!!

Não sou torcedor do Àguia, mas tenho acompanhado a agonia dos torcedores que estão cada vez mais insatisfeitos com atuação do clube marabaense, e obviamente a culpa recai para o seu treinador: João Galvão. Por conta disso, um forte movimento "fora galvão" começa a surge na cidade e região, pois os torcedores querem imediatamente a substiuição de Galvão.



Será que o Ferreirinha atende?????

Neste momento

Exatamente neste momento em Eldorado do Carajás acontece a reunião entre o MST e a governadora Ana Julia.

-------------------


Atualização:

Pegou fogo a reunião em Eldorado, a governadora ouviu o que nunca imaginava ouvir.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Hoje tem debate em Belém


















Hoje, 25 de fevereiro, acontece em Belém do Pará, às 18h, o segundo debate entre os pré-candidatos à presidência da República pelo PSOL – Babá, Plínio de Arruda Sampaio e Martiniano Cavalcante.

A participação ativa da militâcia do partido tem sido determinante para qualificar o debate a aferir a posição do PSOL.

Local: Auditório da Faculdade de Medicina da UFPA
Av. Generalíssimo Deodoro (entre Travessa Boa Ventura e Bernal do Couto)

------------------

Parauapebas: Contraste habitacional



X

Arte: Educação do Campo faz!



Mesa de Diálogo






















No encontro que deve acontecer com a governadora, o que o MST vai dizer? ou vai ouvir, ainda é incerto, também não cabe aqui propor o que devem falar. O certo é que a governadora quer ouvi-los e o movimento não vai ao encontro com o estilo "paz e amor", afinal este governo tem uma dívida enorme com os movimentos sociais. E para o campo muito maior ainda, mas como é ano eleitoral a madrasta do Pará deve pedir pra aliviar no "abril vermelho".

Marabá: Concurso público?

Se nem o TAC resolveu, e o teimoso do prefeito disse que não assinaria novamente! Então, hoje (25) o secretário de administração confirmou a uma fonte que o edital sai na segunda quinzena de março. Na sua ultima fala pública o secretário disse que a publicação do edital seria ainda este mês. Agora novamente a gestão azulina entra em descrédito com um adiamento sem fim.

A bola da vez são as águas de março!

ELEIÇÃO 2010: Em Parauapebas incêndio!!

O ex-vereador Wanterlor Bandeira (PT-AE), deve disputar a eleição para ALEPA, colocando mais lenha na fogueira no terreiro "gaúcho" para enfrentar outro petista que ja havia incluisive desistido e já estar em camapanha. Milton Zimmer (PT-AS) tem o apoio oficial para enfrentar a dep. Bel Mesquita (PMDB) que preferiu a disputa pela assembléia.

Medo ou coragem?

A governadora Ana Julia (PT) intencionaliza através de sua assessoria, o desejo de inaugurar a Escola Oziel Alves Pereira no Assentamento 17 de Abril.

Uma crise gerada com o ordenamento da prisão das duas principais lideranças do MST, atrasou a inauguração e agora com a liberdade dos militantes, o governo ensaia para amanhã (26) a inauguração da escola que fora construída pelo governo do estado como demanda do movimento.

Depois de terem passados quase 4 meses na clandestinidade, liderança dos MST foram procurados para uma audiência com a governadora.

Sangue novo na blogosfera

O jovem prefeito Helder Barbalho aderiu a blogosfera.

E vamos para o bom combate!

Confraternização da LPEC










O IFPA através do CRMB (campus rural de Marabá) realizou ontem (24) a despedida do segundo módulo da turma de educandos da Licenciatura Plena em Educação do Campo (LPEC).

Um intrave para o desenvolvimento

Segundo a FAPESPA órgão criado pelo atual governo do estado para financiar pesquisas, o estado do Pará têm carência de profissionais com formação especializada, eisso seria uma das principais barreiras que impedem o desenvolvimento da região. Atualmente, o Estado conta com 83.401 alunos de graduação; 2.247 de mestrados; 636 de doutorado e 1.504 doutores.

Os números, porém, estão bem abaixo do esperado ou do necessário. Se comparado com o Estado de Santa Catarina, por exemplo, conta com 3.360 mestrandos, 2.061 doutorandos e 3.100 doutores. Com suas riquezas naturais, minerais e energéticas, o Pará tem tudo para se tornar modelo de desenvolvimento fortemente atrelado ao uso da ciência e tecnologia.

Mas, para isso, ainda precisa investir pesado na formação de recursos humanos. hoje a grande maioria dos cursos de doutorado está centrada na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Pra começar o dia...

"O que nunca me foi perguntado e que sempre quis dizer é que a política, a militância política e todo o questionamento social é, no fundo, uma poesia, porque ambas, política e poesia, nutrem uma esperança comum de beleza e se alimentam do sonho de uma utopia, que é estética e social." (Poeta Ruy Barata)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

INTERVENÇÃO????
















NO PARÁ ELA PEDIU INTERVENÇÃO, E ESQUECEU DE PEDIR NO DF!

A Senadora do DEM do Tocantins sumiu do mapa, desde os escandalos de Brasilia, que ela desapareceu da frentes dos holofotes da imprensa. Talvez com vergonha do Mensalão do DEMO! Aparece senadora!!!!!!!!

Cultura e Arte





















Visitação a Pinacoteca M. Pedro Morbach - De Seg a Sex das 8h às 16h. Local: Casa da Cultura. Org. Luciane de Novaes.

José Nery protesta contra demissões em São Domingos do Araguaia






O senador José Nery anuncia, em carta aberta, solidariedade à população de São Domingos do Araguaia, no sudeste paraense, a respeito da demissão de 272 servidores concursados nas áreas da educação e saúde. Eles foram cortados do quadro da Prefeitura Municipal que alega ter tomado a decisão pelo “equilíbrio das contas públicas”. Segundo o Sindicato dos Professores em Educação Pública no Pará (Sintepp) os funcionários serão substituídos por temporários.

Na visão de Nery, trata-se de um escândalo que precisa ser revisto. “É uma agressão violenta à moralidade pública e um atentado contra os mais fundamentais princípios que devem reger uma boa administração municipal. Que responsabilidade fiscal é essa que sacrifica os serviços básicos de educação e saúde?”, questiona.

Segundo o parlamentar, o ato praticado pelo prefeito Jaime Modesto carrega profunda e moral irresponsabilidade social que “somente será derrotada através da mobilização dos trabalhadores, estudantes e demais setores populares de São Domingos do Araguaia”, completa.

Nery afirma que levará o tema à tribuna do Senado Federal para denunciar o que considera um descalabro administrativo que está ocorrendo no município. “Mão pouparei esforços na luta para que os demais poderes públicos possam agir imediatamente a fim de resolver esta grave crise social”.

Ele finaliza a carta parabenizando a subsede do Sintepp em São Domingos do Araguaia. De acordo com Nery, a entidade desempenha “um extraordinário papel de incentivar a necessária e indispensável resistência popular contra esses desmandos”.

Assessoria de Imprensa do senador José Nery com informações do escritório do mandato em Belém
Foto: Agência Senado

Reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor

Pauta da 16ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo de Marabá.

Data Reunião: 24/02/2010

Local: E.M.E.F. Judith Gomes Leitão / Marabá Pioneira

Assuntos:
1. Leitura e aprovação da Ata da 16ª Reunião Extraordinária do CGPDP;
2. Informes;
3. Apresentação do Relatório de Gestão 2009;
4. Apresentação das ações e recursos previstos na Lei Orçamentária para aplicação na regulamentação da Lei 17.213 do Plano Diretor Participativo do Município de Marabá / PA;

MEC proíbe o ingresso nas particulares

MEC proíbe ingresso em cursos à distância de 5 universidades




O Ministério da Educação anunciou na quarta a proibição da entrada de alunos em cursos à distância de cinco universidades privadas, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O MEC teria constatado que 108 polos (pontos de apoio presenciais obrigatórios) não estariam credenciados, impossibilitando a oferta de vagas no vestibular. Outros polos regulares estariam liberados para oferecer vagas. As escolas relacionadas seriam a Universidade Paulista (Unip), Estácio de Sá, Cesumar (PR), Finom (MG) e Unisa (SP)

Nesses polos, os alunos cumprem a carga presencial obrigatória dos cursos à distância. Eles também devem oferecer biblioteca, laboratórios e computadores para consulta. Esses 108 polos receberiam 10 mil alunos. A Universidade Paulista (Unip) teria 76 dos polos não autorizados. O MEC ainda pode descredenciar as escolas, que têm 10 dias para apresentar explicações. As escolas afirmaram à reportagem que prestarão esclarecimentos sobre o tema.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4258586-EI8266,00-MEC+proibe+ingresso+em+cursos+a+distancia+de+universidades.html

Valeu!

Todos os blogueiros estavam sem postar de repente uma ajuda!

Valeu!!!

PROBLEMAS NA INTERNET - NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO POSTAR

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ELEIÇÃO 2010: Uma nova "união" pelo Pará



O PT de Ana Júlia costura uma ampla coligação que tem a mesma cara da velha "união pelo Pará" dos tucanos. Agora mesmo a direção estadual do Partido Verde, reuniu  com a governadora e declararam apoio a Ana Júlia. Estavam presentes os deputados estaduais Deley e Gabriel Guerreiro, o presidente da UGT  Zé Francisco e o pré-candidato a deputado federal e presidente do partido, José Carlos Lima.
Mas não para por ai, no último domingo (21) , a governadora esteve no encontro estadual do Partido Social Cristão, do deputado Zequinha Marinho. Eleito pelo PSC, o deputado mudou-se para o PMDB e agora retorna à casa. Só falta o DEM!!!!!!

------------------------------

È a velha direita aliada ao Poder!

Fórum discute ALPA

O fórum de debate sobre a ALPA reúne agora a tarde para mais uma rodada de discussão sobre a implantação do projeto da siderúrgica da Vale. O fórum é composto por entidades da sociedade civil organizada, e tem reunido sempre no Sindicato do Urbanitários para debater a instalação da ALPA. Hoje (23) o grupo deve fazer um estudo sobre o Protocolo de Intenções da prefeitura que concede isenções de impostos para o empreendimento.

Conselho Tutelar convoca eleição

Resolução 003/10 do CMDCA publicada na edição dos jornais de hoje de Marabá convoca eleição para o dia 23 de maio. Na mesma resolução está os critérios e todo o calendário eleitoral.

São Domingos do Araguaia pega fogo!

Eles deviam trabalhar!

Quais as funções dos vereadores?

Funções - À Câmara compete exercer as funções: legislativa (elaboração de leis); fiscalizadora (fiscalizar a conduta político-administrativa dos agentes políticos); julgadora (julgar o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores no processo de cassação de mandato); de assessoramento (indica sugestões legislativas e administrativas ao Prefeito); e de administração (relativa aos seus serviços internos).


No entanto, essa realidade ainda está distante. As Câmaras Municipais de todo o país não estão aparelhadas para legislar nem para fiscalizar eficientemente. A começar pelas estruturas das casas legislativas. Não há auditores para desempenhar as funções fiscalizatórias, nem técnicos para a função de planejamento do Município e de elaboração de códigos legais.

Alguém poderia dizer que os próprio Vereadores poderiam desempenhar esse papel. É um engano. O vereador, assim como o Prefeito, é agente político, o que significa que tem a obrigação de orientar, dirigir, e não executar diretamente tarefas operacionais, que não permitiriam enxergar o conjunto das demandas do Município, mas apenas os casos particulares. Quando há a dedicação predominante a casos particulares, há o desvio chamado clientelismo.

Em outras situações pode ocorrer mesmo a figura do assistencialismo, que é a doação direta de bens materiais, como alimentos, por exemplo.



Eles voltaram a trabalhar!



A Câmara Municipal de Marabá voltou a trabalhar! hoje (23) os vereadores realizaram a 1ª Sessão Ordinária do ano de 2010, no Plenário Demósthenes Azevedo. Na pauta, além do cerimonial de abertura, uma série de projetos do executivo municipal será apreciada e levada à votação.
Dentre os novos projetos destacam-se o do Projovem Adolescente e do Bolsa Atleta.

--------------------------------

Trabalhar???

foram mais de 45 dias de "RECESSO LEGISLATIVO"

Saneamento Básico em debate!

O Plano Nacional de Saneamento Básico, previsto na Lei 11.445/07, com horizonte para os próximos 20 anos, deve considerar metas de curto, médio e longo prazo. A nivel nacional o plano prevê aumentar 80% do volume de esgotos tratados no país, atingindo cerca de 58% de tratamento de esgotos gerados na área urbana.
Outra previsão é de aumento de 45% da população atendida com a coleta de esgoto, dobrar o atendimento de esgoto sanitário. No entanto, em Marabá apesar do Plano Diretor ter em suas diretrizes a eleaboração do Plano Municipal de Saneamento, até agora o poder público não se manifestoui com relação as leis complementares para a condução do desenvolvimento urbano como está previsto na lei. Sendo assim, este poster mais uma vez apresentou sugestão a MP, durante a audiência pública realizada no último sábado (20) na velha marabá. Na oportunidade o Ministério Público estava ouvindo a comunidade sobre as sugestões para o seu Plano de Ação 2010.

---------------------------------------

Desde 2007 o Conselho nacional das Cidades através da Resolução nº32 deliberou uma Campanha Nacional de Elaboração de Planos de Saneamentos. Cabe aos gestores apresentar projetos solicitando este apoio.

Ou uma boa vontade para fazer!!!!!

Agora vai!

Novo presidente da AMAT pode repetir a boa atuação que teve na UVESPA
Nesta na quinta-feira (25), os prefeitos filiados a AMAT devem se reunir em Belém, para discutir os rumos que devem ser tomados pela entidade. É a primeira reunião sob a presidência do prefeito de Curionópolis, Chamonzinho (PMDB).
Os prefeitos esperam pela boa capacidade de articulação de Chamonzinho, mostrada desde a época em que presidiu a União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará. Os prefeitos estão esperançosos de que a Amat possa viver melhores dias. Já que hámuito tempo parou no tempo!!!

Mobilização indígena

Índios Guajajaras, da terra indígena Caru, interditaram na manhã desta segunda-feira (22) um trecho no km 289 da Estrada de Ferro Carajás, pertencente à empresa Vale, no município de Alto Alegre do Pindaré, a 340 quilômetros de São Luís, no Maranhão.

Aqui

Empregos?

Servidores da SEMA divulgam

COMO É QUE O ATUAL GOVERNO FAZ A GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARÁ

Você sabia?



- Que entre os servidores da Servidores das Regiões Norte e Nordeste do País, o Pará é o Estado que pior remunera seus profissionais da área ambiental e é o Estado mais rico entre eles!

- Que se a área total do Estado do Pará fosse dividida fosse dividida pelo número de fiscais da SEMA responsáveis pela defesa da rica fauna e flora da região, cada fiscal ficaria “responsável” por uma área de cerca de 4x a Ilha do Marajó!

- Que os profissionais que analisam projetos e autorizam retiradas de madeira em valores próximos à um milhão de reais são remunerados com salários próximos a mil reais!

- Que para fiscalizar, fechar empreendimentos poluentes, apreender motosserras, e outras ações de punições aos agressores do meio ambiente, os servidores não recebem risco, periculosidade e não tem qualquer seguro de vida, além de na maioria das vezes serem obrigados a viajar sem respaldo de publicação no Diário e pior sem recursos das diárias, tendo que arcar com seus próprios recursos com todos os custos pessoais da viagem!

- Que a SEMA, (mesmo tendo demitido vários temporários de mais de 10 anos de casa sem direito a nada) recebe cada vez mais contratados e não convoca servidores devidamente aprovados em concursos!

- Que vários planos de manejo e projetos minerários de milhões são analisados por “colaboradores eventuais” pessoas convidadas pelas chefias dos setores, substituindo os servidores efetivos e que tem de direito “fé pública”!
- Que quando grandes empresas pagam à parte para a SEMA (fora a taxa de licença) diárias e custas de viagem, os servidores são obrigados a dar preferência para aquele empreendimento, deixando para depois os projetos de pequenos produtores, e isto tudo foi amparado por Instrução Normativa IN-26 criada pelo Gabinete da Secretaria!
- Que o laboratório da Sema, fundamental para checar a qualidade das águas, ar e solo e monitorar as empresas poluidoras, está sofrendo desmonte, seus equipamentos (caríssimos) serão doados e os funcionários desta área (concursados) já foram repassados para outros Órgãos, por não terem onde trabalhar, enquanto o setor que cuidava do monitoramento (reduzido a pouco mais de 3 funcionários) tem que aceitar (e acreditar!) o auto monitoramento que as próprias empresas fazem de si mesmas e encaminham a SEMA para serem licenciadas!
- Que o atual secretário de Estado de Meio Ambiente Aníbal Picanço não recebe os servidores da Secretaria para dialogar e quando reinvindicam uma audiência usa força policial para garantir a falta de diálogo, chegando-se inclusive a acontecer agressão física à servidor dentro da própria Secretaria, mas por outro lado recebe os grandes empresários do setor madeireiro e mineral de portas abertas!
Diante dessa pequena amostra de irresponsabilidades e total falta de compromisso com o serviço público, com a população do Estado e com o Meio Ambiente, analise você mesmo como vêm sendo tratada a questão ambiental no Estado do Pará!!!

FL 18 sem água!

Moradores da Fl 18 padecem por falta de água a mais de quatro dias. A Cosanpa não dar satisfação e  nem resolve o problema. Enquanto isso, um folhetim da empresa apresenta com toda pompa as obras do PAC que estão sendo desenvolvidas na cidade, entre elas a ampliação do sistema de abastecimento de água.


..............................................

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Casa da Cultura informa:

Programação para o mês de Março


Cine Cultura Dia 05 Local: Auditório da Casa da Cultura.

Seção Audiovisual, às 15h com o filme

“Última Parada Ônibus 174” de Bruno Barreto.

PROLER – Jairon Gomes.

Exposição: “Marabá: Sua Gente e Sua História”

De 05 de Março a   06 de Abril

Exposição da Pinacoteca Municipal

Pedro Morbach. Local: Casa da Cultura

– Das 8h às 18h de Seg à Sex.

Org. e Curadoria: Pinacoteca

M. Pedro Morbach.

Projeto “Interiorização da Cultura” no Bairro Francisco Coelho /“Cabelo Seco”

Dia 12 Levar uma programação artística, cultural e literária para os diferentesbairros de Marabá. Atividade

envolvendo as comunidades.

Casa da Cultura e PROLER

Marabá – Jairon Gomes.

V SARAU PROLER

Bairro Liberdade  Escritor Homenageado: Charles Trocate

Dia 19 Local: Instituto Cultural Hozana Lopes  de Abreu – Bairro Liberdade. Às 18:30h.

PROLER, Biblioteca Orlando  lima Lobo e Instituto

Cultural Hozana Lopes de Abreu.

Cine Antropologia Dia 26 Local: Auditório da Casa da Cultura.

Seção Audiovisual, ás 15h com o filme

“KIRIKU e a Feitiçeira”. Animação francesa.

Departamento de Antropologia do Museu Municipal de Marabá.

Doação de Livros / Caixa Mágica

De Seg a Sex. das

8h às 18h

Local: Casa da Cultura de Marabá.

Recebimento e doação de livros.

PROLER Marabá

Visitação ao Museu

Projeto Escola vai ao Museu

De Seg. a Sex das  8h às 18h.

Local: Museu Municipal de Marabá. Museu Municipal

Visitação a Pinacoteca

Municipal Pedro Morbach

De Seg. a Sex. das  8h às 16h

Local: Casa da Cultura de Marabá. Luciane de Novaes

Arquivo Público Manoel   Domingues

De Seg. a Sex. das  8h às 18h.

Local: FCCM. Documentos históricos e  outras fontes de pesquisa. Arquivo

Fotográfico Miguel Pereira.

Programação Especial em  Comemoração ao Aniversário de

MARABÁ.

Augusta Luz

Biblioteca Pública Aziz

Ab’Saber

De Seg. a Sex. das    8h às 18h.

Local: FCCM. Biblioteca aberta ao   público.

Antonia ou Marcelo.

FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE MARABÁ
Caixa Postal 172 – Fone/Fax (94) 3322-2315, 3322-4176

Ressureição!

O prefeito MAUrino Magalhães (PR) tem feito um esforço danado no sentido de ressucitar, ressucitar!! Claro! a ex-deputada Elza Miranda (agora do PR). como candidata terá apoio do azulino. No palanque da governadora durante ato inaugural da pontes, Elza distribuia sorrisos e abraços, e na mesma noite durante reinauguração do Zinho Oliveira, lá estava a ex-deputada vestida de camiseta promocional do governo azulista.



---------------------------------



E o Itálo (PR)???
E a Suleima (PSDB)??
E seu filho que chegou a ensaiar a candidatura?????

Quase cassado!

A Justiça Eleitoral suspendeu na tarde desta segunda-feira, 22, a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Aqui

Uma perda...



NOTA DE PESAR - AQUI


O superintendente do Serviço do Patrimônio da União (SPU) no Pará e presidente regional do PC do B, o ex-deputado estadual Neuton Miranda, de 61 anos, morreu por volta das 23h deste sábado (20) de um ataque fulminante do coração. Ele estava na cidade de Belterra, próxima a Santarém, no Oeste do Estado, a serviço do SPU, quando sofreu o infarto.

Segundo informações de assessores, Miranda passou o dia bem e começou a sentir falta de ar quando se preparava para dormir, em um hotel da cidade. Uma ambulância foi chamada e o superintendente chegou a caminhar até o veículo, onde recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.

Além de dirigente regional do PC do B, Neuton Miranda era membro do Comitê Central do partido. Durante a ditadura militar, viveu na clandestinidade. Com a anistia, voltou a assumir sua identidade, realizando trabalho político visando a recomposição e legalização do Partido Comunista do Brasil, então proscrito, no Estado. Ele assumiu diversos cargos na administração estadual, entre eles, o de presidente da Cohab, no primeiro governo de Almir Gabriel, mas rompeu com o dirigente tucano, logo após o massacre de Eldorado dos Carajás, em abril 1996, quando foram assassinados 19 trabalhadores rurais sem-terra.

O corpo de Neuton Miranda será transportado de Santarém para a capital ainda neste domingo (21), por um avião cedido pelo governo do Estado. O velório acontecerá na capela mortuária da Beneficência Portuguesa, no bairro do Umarizal.

O corpo está sendo velado no salão nobre da Assembléia Legislativa do Estado, onde deve continuar a receber homenagens.

---------------------------------

Em nota Renato Rebelo (pres. nacional do PCdoB) enaltece Neuton!

Neuton foi um exemplo de militância revolucionária. Militou no Partido por 38 anos. Foi líder estudantil e vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães, foi perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a viver clandestino em seu próprio país. No auge da repressão, no ano de 1972, entrou para as fileiras do Partido Comunista do Brasil. Trabalhou na organização partidária em Minas Gerais e em São Paulo. Após 1979, foi destacado pela direção para reorganizar o PCdoB no Pará.

--------------------------------
Atualização:

PSOL lamenta morte de Neuton Miranda

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Para todos os gostos....

...ou quase todos!!

Ontem (18) foi reinaugurado o velho Zinho Oliveira, o estádio estava lotado para prestigiar o grande clássico regional Aguia X Paysandu. Mas uma outra galera também aproveitou a oportunidade com convite ou sem convite e foram ao encontro dos torcedores ( ou eleitores...), estavam lá: O vice prefeito da capital Anivaldo Vale (PR) e seu filho o dep. Lúcio Vale (PR), Elza Miranda (também PR) até ela!!, Claudio Puty (PT) humm tá em todas..., Bernadete (PT), Zé Geraldo (PT), Claudio Almeida (PR) e o grande anfitrião também pelo PR azul, o prefeito MAUrino Magalhães  e sua equipe.

-------------------------------------

Em ano de eleição com copa do mundo, depois de um carnaval e as festas juninas logo logo...terá de tudo!!

VALE NA MIRA DO POVO!

Várias entidades como: Campanha Justiça nos Trilhos, Comitê Mineiro dos Atingidos pela Vale, Fórum Carajás, Rede Justiça Social e Direitos Humanos, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Grito dos Excluídos Continental, Comissão Pastoral da Terra Nacional, Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia, Consulta Popular, Assembléia Popular Nacional, ONG Fase, MST.. estarão reunidas no Rio de Janeiro no período de 12 a 15 de abril para o I Encontro dos Atingidos pela Vale, será uma forma de denunciar os impactos e injustiças cometidos pela empresa ao longo de anos.

NÃO HÁ DIFERENÇA...

Seja bem vindo!

Não morrem
Os que querem alqueires,
Felicidades e um ramo de rebeldia,
Hectares de um mesmo coração
E no sol de cada dia
O suor
De toda vida.


Charles Trocate

Marabá,
Dezembro de 2.008

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Governadora deve tá puty da vida!!

Tá  no sitio do Mandato do Senador José Nery (PSOL-PA)

Líderes do MST ganham liberdade no Pará
Os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Pará, Charles Santos e Maria Raimunda Cesar de Souza, se livraram de um pedido de prisão preventiva decretada em 11 de novembro de 2009, por meio de um habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira, 18. O pedido, feito por sete advogados, teve o apoio do mandato do senador José Nery.
A alegação para a prisão preventiva dos dois líderes, deferida pela Comarca de Curionópilis, foi risco a ordem pública, por causa de um protesto que fechou a rodovia PA-150 no dia 06 de novembro.
Este fato foi contestado pelos advogados no pedido de habeas corpus que comprova, inclusive, a ausência dos líderes no protesto. Charles estava em um curso na capital paulista, no período de 02 a 15 de novembro. Já Maria Raimunda, estava em Marabá e depois seguiu para Parauapebas onde cumpria seus compromissos na área de educação.
Segundo MST, a estrada foi bloqueada pelos trabalhadores, como forma de pressão social, porque algumas áreas rurais ocupadas por camponeses na região sudeste do Estado poderiam ser desocupadas em cumprimento a medidas liminares concedidas pela justiça agrária.

-----------------------------------------
Furo!

O contraponto foi o primeiro a informar.


Terra do Meio

Supremo mantém validade de decreto que cria estação ecológica no Pará


Por unanimidade, o Plenário do STF negou Mandado de Segurança em que a Associação dos Agricultores da Colônia Fernando Velasco pedia a anulação do decreto presidencial que criou a Estação Ecológica Terra do Meio, no Pará. A anulação interessava a um grupo de fazendeiros qu qerem se locumpletar na marra das terras da união.
----------------------------
Ontem (17) o STF acertou em dose dupla!

Depois da cozinha do Hangar...

.... as pontes na estrada federal (BR 222)!


A governadora Ana Julia chega agora à tarde em Marabá deve visitar as obras que estão sendo realizadas na BR-222 (diga-se d epassagem uma rodovia federal) e inaugurar 5 pontes. Isso mesmo pontes!!!


----------------------------

Merecia uma grande manifestação em repúdio a repressão as lideranças do MST!

LEVRE!!!!!!!!!!!!!!!

O  Ministro Napoleão Nunes, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu habeas corpus para Charles Trocate e Maria Raimunda Cezar, os dois estavam com prisão preventiva decretada pela policia civil a pedido da GOVERNADORA ANA JULIA DO PT

--------------------------------

A prisão foi decretada no dia 11 de novembro do ano passado pelo  juiz da Comarca de Curionópolis,  Dr. Alexandre Hiroshi Arakaki. Diante dos acontecimentos ocorridos nas fazendas Maria Bonita e Espirito Santo.


----------------------------------

A policia de Benassuly (PT) e Ana Júlia (PT) foi resposável pelo pedido da prisão, tudo para satisfazer os interesses dos grandes fazendeiros e dos aliados para a reeleição.

----------------------------------
SOBRE A CEGUEIRA

Passo a passo vou lento a lugares dispersos

Arrancando-os da nostalgia

O chá é uma invenção tão antiga!

Depois uma mania esnobe e agora coisa iníqua de si mesma.

A política está deserta

E sem geografia.






O chá esquenta

A cidade de concreto à minha frente se desfaça

Aestética

Do frio engole a minha

Voz


Nas mãos planejo


O rumo que os olhos imploram. (...)
CHARLES TROCATE




Mais um porto!


Acontece hoje (18) em Barcarena a Audiência Pública para apresentação do EIA/Rima de implantação do Terminal Portuário da Mineradora Buritirama. A empresa que explora o manganês em solo marabaense já prevê o uso do transporte fluvial para levar o minério de Marabá para Barcarena. Menos Buraco na PA 150!!!

Era só o que faltava....

A prefeitura de Marabá vai constratar empresa de Vigilância Ostensiva  Armada para manter a segurança dos prédios públicos. E ainda não disse o que vai fazer com os agentes de portaria!


DIÁRIO OFICIAL Nº. 31607 de 18/02/2010

Número de Publicação: 70920

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ


Aviso de Prorrogação de Licitação. Torna a público que o PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2010/CPL/PPE/SEVOP/PMM referente a contratação de empresa especializada para prestar serviços de Vigilância Ostensiva Armada, de forma continua, a ser prestados em prédios públicos da Prefeitura Municipal de Marabá – Pará, publicada em 28/Jan/2010, teve sua realização PRORROGADA para o dia 26/Fev/2010 (quarta-feira) às 10:30 h . Marabá/PA, 10 de Fevereiro de 2010. Georgeton Rodrigues de Morais - Pregoeiro Municipal



Hoje têm!




Com um preçinho bem camarada ($ 40,00), logo mais no Estádio Zinho Oliveira o Aguia enfrentará Papão da Curuzu....

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Medicina: Com a palavra o MEC?

O prefeito MAUrino Magalhães (PR) assinou convênio de cooperação técnica entre a prefeitura e o Instituto Paraense de Educação e Cultura (Ipec), que faz parte do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), para instalar o primeiro curso de Medicina em Marabá.

--------------------------------------

Grupos econômicos do Tocantins continuam investindo!

Ninguém respeitou!

Portaria 001/2009




Portaria datada de outubro de 2009 para regulamentar a permanencia de crianças e adolescentes em locais de diversão não foi respitada neste carnaval. O que tinha de criança e adolescente neste período momesco nas ruas de Marabá, não dava pra se contar!!!!

PORTARIA Nº. 001/2009 / INFÂNCIA E JUVENTUDE

(Portaria n.º 21 outubro de 2009)

O Doutor EDUARDO RODRIGUES DE MENDONÇA FREIRE, MM.ª Juiz Titular da Sexta Vara Cível – Infância e Juventude da Comarca de Marabá-Pa, com competência para a matéria relativa à Infância e Juventude, no uso de suas atribuições legais, e, em especial, nos termos dos artigos 146, 149 e 262 da Lei n. 8069 de 13 de julho de 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE):

Considerando a necessidade de se disciplinar a entrada e permanência de crianças e adolescentes em locais de diversão, campos desportivos, ginásios e estádios, estúdios de teatro, rádio, cinema e congêneres, certames de beleza e desfiles de moda, mormente no período noturno.
 
VEJA COMPLETA AQUI

Depois do profano, o sagrado!



A Campanha da Fraternidade que as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançam hoje, 17, tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.

Pela terceira vez a Campanha é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005.

Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.




Objetivos específicos:

1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;

2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;

3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;

4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;

5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

Bem que tentou!

O new blogueiro da casa civil tentou dar uma resposta a entevista de Edmilson Rodrigues, mas não foi convicente. Espermeou palavras, titubeou e não disse nada.

Ele sabe muito bem que seu PT é na verdade  o PSDB de ontem!

Edmilson na arena

Entrevista ao Diário do Pará - em 14.02.2010



Edmilson Rodrigues

 
 
Primeiro petista a administrar a capital paraense, Edmilson Rodrigues está de volta à cidade depois de cinco anos morando em São Paulo, onde começou -e está a prestes a concluir - o doutorado na área de Geografia Humana. Uma das principais lideranças do PSOL no Estado, Edmilson  não sai candidato desde 2006, quando disputou o governo do Estado. Nas eleições municipais do ano passado resistiu aos apelos e, apesar de aparecer bem colocado em todas as pesquisas de intenção de voto, não disputou a prefeitura de Belém, alegando que precisava se dedicar aos estudos. Neste ano, contudo, o ex-prefeito estará novamente na arena eleitoral. LEIA AQUI

De algum lugar...

Trocate escreve:

CONVERSA DO IMPERFEITO




Para Paulinho Albuquerque

O inimigo está faminto e quer o mar para rasgá-lo

Quer o humano para apedrejá-lo de sua

[temeridade

Quer o comboio que passa quando caem os mitos

[infláveis.

O telhado onde fiz universo paralelo

E estendi até o quintal da minha mão o rosto

[do alvo

Seu riso lancinante!





Então Paulo,

A geografia dos dias não cabe mais nos olhos

[do silêncio.

Ainda que seja invisível o rumo

Um lugar de contingências e refrão.

O ombro carregando o poder sem sabê-lo detestar.

No desmundo não podemos mais educar o gesto

Sangrar a pedra e a - primavera nos

[dentes-?



Foi ontem

Antes que tudo fosse obrigatório

Que puseram isopor nas perguntas impuseram-lhes regras

Obsessões de ferro

Arrancaram-lhe suas florestas deram um ritmo

[de álgebra

Um governo de sofisma!





(perfuraram com agulhas

As veias da poesia este bucado objeto

aos que amam)





Mais Paulo,

Insepulta são as idéias o cipreste do amor!

Na mesa está o chá e partilhamos uma dúvida

A boca do absurdo se escreve no guardanapo

E a fuga não cabe nos olhos da

[classe?

O que é mesmo liberdade pela qual já

[bebemos o sol?

Sei, o mapa está dividido

O azulejo da política é de gasto barro

Esse é um lugar histérico, fingido, de alicate

[e engasgo.







A tática é apenas um blefe antigo

E não há café da manhã nesse improviso

Ainda que haja riso

É de estanho a permissão

[o inaudito do eu!

O enigma é lençol e cobre o pé do futuro

Onde o chão é um dogma uma aflição de remédio e hipocrisia

O relâmpago dos olhos devolve-me ao

[presente!





(Se sabes fugir, fuja

No caminho desmanche com calcanhares

Estes latifúndios e seus modernos assuntos

Quebre com mil

[estrofes

Os dentes das suas leis

Arranhe com foices o céu dos seus poderes

Faça-os registro de papel)





Paulo,

Sabes que o tempo é de rugas e visitas.

Não assine nada

Nem execute um só passo sem saber onde estão

[os camaradas

Seus continentes entre safras de desejo

Onde revelem seus planos

De tudo o que desperta.

Quando for verão não imite o pássaro

[seja-o.





Pela ultima vez, já que sabe o que quer entre

[os rinocerontes

A vida está elástica

Suspira e se alegra

Mesmo que a verdade esteja sectária

O país, a música, as crianças pesam

[nesse gesto indormido.

O poder é isso um alho intacto

Moído por vezes na repetição do dissabor!





Eu sei o que é animo, possuo na pele estes corcéis

Um cotidiano respirável e esta imatura idéia de dizer

[venceremos?

No momento

O que somos e o que importa

É apenas um grão se ainda há campo

[seus legumes retorcidos

Ou cidades aborrecidas de álcool e gula

[industrial.





(se tens uma decisão ensolarada

Não deixe que as encurte com o sal da espera

Persegue com unhas o inimigo eles estão na naquela morada de cifras

Em repartições de gesso, em mansões de jasmim

Possuem o amalgama de fazer miseráveis bendita miséria

Luxuosas maquinas de repetir a mesma idéia,

Gostos, gozos mortíferos, estéticas imperiais

E se falares que é de rancor teu ato morda-o mais uma vez

Os nervos da inflexão, distribua a lírica

Que possuem da estrela e do amanhã aos que surgirem na avenida

Ou aos que visitarem em casas, casas despedaçadas)





Nada está decidido,

Mais nada tem o tropel do limite se tem o segredo diga-o

[a plena voz,

Estamos no singular do individuo perguntando

[alguma coisa!

É preciso desdizer a ingenuidade da classe

Os lábios das horas se negam a beijar o que

[é morto

O que é facilmente morte!





Entenda Paulo,

Não há misericórdia para a medo e seus

[aforismos

Não há tempo para uma caricia envergonhada

Para tolas objeções razões de vidro

Mais para a viagem recomenda-se levar

[no bolso

Uma provisão de argumentos

Alguns fantasmas treinados na historia

Uma violência sem dizer amém

Arsenal facilmente inventado de

[coração.





Uma ultima opinião do jejum

Este é tempo de dormência inaconselhavel

De diplomacia fuleira e dedução esnobe

Tem varanda para quem quiser descansar

Bibliotecas para dizer sim.

Teses retocadas e chamadas a ser tudo

[dragão e festa.

Homens acanhados no jardim

Manhãs caducas

E verdades invisíveis.





Tudo está inflamado percebes?

O que talvez (só talvez) não sabem prever

É o que não queremos, não queremos!

O que queremos é isso enforcá-los com

[esse risco

Ainda que estejamos infames agora

Faz parte da viagem a conjuntura tem brilho

[nós saberemos!

Charles Trocate


Fevereiro de 2.010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Bom final de semana....

Se beber não dirija!!!!!!!!!!!!!!!!

Justiça condena ex-prefeito!

No Quaradouro
---------------------

O juiz Cristiano Magalhães Gomes, da 5ª Vara Penal de Marabá, condenou o ex-prefeito Hamilton Bezerra (1986/1988) a cinco anos e dez meses de reclusão em regime fechado e inabilitou-o pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.



Segundo a sentença Hamilton Bezerra  teria praticado irregularidades que configurariam crime de responsabilidade como a entrega de prestação de contas fora do prazo, divergência de valores entre notas de empenho e comprovante de despesa, balanço com variações patrimoniais incorretos, recebimento de remuneração a maior, entre outras.

Bloco na rua

A prefeitura comanda pelo evangélico MAUrino Magalhães (PR) coloca logo mais o bloco na rua. A beira rio já está preparada para receber milhares de brincantes que deverão fazer destas próximas quatro noites um verdadeiro espetáculo. Purpurina, enfeites, trajes, alegria e muita cerveja!

--------------------------

Por outro lado, uma cooperativa de reciclagem que fora criado a mais de 2 anos não conseue apoio do poder público local para poder realizar suas ações. E como neste carnaval o consumo de bebidas em latas aumenta, nada melhor do que uma boa coleta para geração de renda e a limpeza da cidade.

Acorda prefeito!!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Belo Monte: Avatar?


AVATAR NO XINGU UM CONFRONTO DESLEAL

Quem assistiu ao filme, não esquece os nativos de três metros de altura, utilizando apenas arco e flecha, lutando contra equipamentos de alta performance tecnológica de uma mineradora, para defender seu paraíso territorial. A ficção vira realidade na cidade de Altamira, Município do Interior do Pará, estado que faz parte da Amazônia legal Brasileira. Vários grupos indígenas saíram de suas reservas para lutar em favor de seus direitos, desde quatro de fevereiro deste ano, há exatamente sete dias eles estão sediados no “extinto” escritório da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, entidade criada para ”defender” os interesse da classe indígenas. Cerca de 230 indígenas representando nove etnias e 18 aldeias, buscam entendimento com o governo, para saber o porquê da extinção da administração local da FUNAI, que pretende transferir a ADM para a cidade de Santarém.

A área de abrangência da regional de Altamira é de aproximadamente seis milhões de hectares, onde vivem mais de quatro mil indígenas, existem comunidades que se leva cerca de cinco dias de viagem para chegar até a aldeia; se com uma ADM Regional em Altamira é difícil manter o atendimento e controle da exploração de terras indígenas, imaginem esta extensão territorial deixada á própria sorte. O que está por traz desta manobra, é o enfraquecimento do órgão para “preparar o terreno” para a construção da Unidade de Hidrelétrica de Belo Monte. Este processo vem sendo manipulado há mais de dois anos, quando Altamira fora alvo da intensa fiscalização de vários órgãos governamentais, fazendo a economia no município sofrer uma total interrupção na busca de atrair a adesão por “cabresto” para a instalação da UHE de Belo Monte. Troca de administradores e funcionários da IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, exoneração de funcionários com mais de 30 anos na defesa e preservação da cultura indígena da FUNAI, substituição dos Procuradores Públicos, outras medidas estão sendo articuladas por parte do governo para enfraquecer o movimento indígena. Os índios estão sem provisão de alimentos, e não sabemos por quanto tempo irão suportar a pressão.

Na cidade eles não teem como se manter sem a floresta. Os povos indígenas, XIPAIA, CURUAIA, XIKRIN DO BACAJÁ, PARAKANÃ, ARARA, ARAWETE, ASURINI DO XINGU, JURUNA e KAYAPÓ KARARAÔ, estão travando um confronto desleal... o AVATAR, meus amigos é aqui.

Jaime Lisboa – Diretor - Museu do Indio do Pará.

Nos cinco anos sem Dorothy Stang, José Nery pede fim da impunidade

O senador José Nery (PSOL-PA) lembrou ontem (11) , no plenário do Senado, o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang que completa cinco anos nesta sexta-feira, 12. O senador considera o crime como 'consórcio de fazendeiros da Transamazônica'. Ele apresentou também dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) segundo os quais foram assassinados 687 trabalhadores rurais no estado do Pará, entre 1982 e 2008. Desse total, disse, apenas 259 resultaram em inquérito policial ou processo criminal.

Traduzindo!

Na edição de terça (09) do Jornal Opiniao uma matéria sobre a ocupação da Ufpa em Altamira deve ter sido publicada na lingua indígena.


Vamos traduzir??

Na cadeia!

O confinamento, porém, pode ser curto. No Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello é o relator de um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do governador. Os advogados sustentam haver uma campanha contra Arruda. O STJ tem outra interpretação. O pedido de prisão, feito pela Procuradoria-Geral da República, foi acolhido pelo ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito, que taxou de “organização criminosa” o grupo de Arruda. A decisão do ministro foi submetida ontem à Corte Especial do STJ. Zero Hora

----------------------------
José Nery comemora prisão do governador do DF, José Roberto Arruda












O líder do PSOL, senador José Nery (PA), comemorou nesta quinta-feira (11) a decisão do ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF) e decretar a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de outros envolvidos na tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra. O STJ referendou, por 12 votos a 2, a decisão do ministro.



- Não sei se Arruda e seus cúmplices ficarão na prisão uns dias, uma semana, um mês. Como foi com Daniel Dantas, preso por decisão soberana do juiz Fausto de Sanctis, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal e, em menos de 48h, libertado duas vezes pelo STF. Que não ocorra isso com Arruda e seus cúmplices - sugeriu.



O Senador José Nery registrou a indignação que encontrou em trabalhadores rurais e pescadores no interior do Pará, que indagaram a respeito do escândalo de corrupção ocorrido no governo do Distrito Federal e perguntaram se prevaleceria a impunidade. O senador recordou que Arruda já havia participado do escândalo de violação do painel eletrônico do Senado, por ocasião da votação da cassação do então senador Luiz Estevão (PMDB-DF), em 2001. Em 2006, disse, Arruda pediu desculpas à população do DF e pediu votos. Segundo Nery, eleito governador, não teria honrado o voto de confiança que a sociedade brasiliense deu a ele. Fonte Mandato do Nery

ALPA: Fórum popular pressionará câmara

Reunidos ontem (11) na sede do Sindicato dos Urbanitários, lideranças de várias associações e entidades criaram o Fórum de Debate de Implantação da ALPA. O fórum vai fazer articulações permanente com a sociedade civil organizada, mobilizando para o debate em torno da implantação da siderúrgica ALPA.

A primeira ação será o movimento de pressão na câmara para que não aprove as isenções que o prefeito apresenta no Protocolo de Intenções á Vale.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Poema da terra

                      









                                 


Chegar ao mundo


Uma mulher voa
Milhares se ecoam no vinho e no pão
Abrindo o ventre
Nas terras plantadas
Menos cercadas...(1)

E tu caminhando chega
Serena e desobediente
Com o suor de tuas luzes
Chega nas sementes

No caule da vida!
Uma criança brinca

São canteiros e covas de trigo
Todas juntas

Nas escolas levantadas de alegria...
Sem ser prisão

E tu caminhando chega
Antes do mal
Viva e sem igual
Chega hoje flor matinal!



Uma bandeira inflamada
Feminina dentro do vermelho
Nua pelo vento
Juventude pelo amor
Nas mãos carregadas...

Sem ser ilusão industrial
E tu caminhando chega
Para ser filha
Chega ao mundo
No tempo da insurreição!   ( Charles Trocate)

Regístro

Valeu Ribamar!



 Na nossa árdua busca por informações sobre Marabá e região na internet, identificamos no blog do Sociólogo Ribamar Ribeiro Jr, o qual é uma das fontes de nosso site, um link direto para o buscamaraba. Valeu Ribamar, cremos que essa rede tem mais é que aumentar. (buscamaraba)
 
-----------------------
 
Nosso blog constribui como fornte de informação !

Alça Viária para Marabá


Como condição para construção da Siderúrgica ALPA e a Fase 3 do DIM - Distrito Industrial de Marabá, uma Alça Viária (parece coisa do tucanato) será construída. Essa garantia foi dada ontem (09) pelo ministro dos Transportes em audiência com a governadora valista.

A Alça Viária ligará o DIM (Fase 1 e 2) á BR 230 (sentido Itupiranga). Sendo necessária para que Marabá e região tenham uma rota alternativa a zona urbana.

-------------------------------------------

CONTRAPONTO

O trecho da rodovia transamazônica entre o km 14 e o entrocamanto de itupiranga espera pelo asfalto há vários anos. No entanto, para satisfazer os interesses da Vale o governo consegue com rapidez resolver situações que envolva a mineradora.

Sem falar que parte do desvio da BR 230 e da Alça Viária, deve fazer um estrago nas instalações da FATA - Fundação dos Trabalhadores do Araguaia Tocantins, que mantém naquela área uma grande escola agricola, denominda de EFA- Escola Familia Agricola, que atende filhos dos agricultores dos assentamentos da região.
Consumidor terá de ir à Justiça por valor cobrado indevidamente

É injusta, incompleta e, portanto, inaceitável, para dizer o mínimo, a decisão tomada ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em relação à cobrança de parcela indevida nas contas de luz de todos os consumidores brasileiros. Graças a esse erro – proposital ou não, ainda se discute –, as distribuidoras de energia elétrica vinham embolsando desde 2002 uma quantia que ainda não foi calculada, pois varia conforme a empresa. Mas as estimativas vão até R$ 10 bilhões. É dinheiro que pertence ao consumidor, já que, pela regra dos aumentos de tarifa, trata-se de parcela que deveria ter sido abatida e não somada à conta. (Diário do Estado de Minas)

Desotitização

A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão de um som num tom demasiado alto, sendo o mesmo acima do tolerável, no meio ambiente. Dependendo de sua intensidade, pode causar danos irreversíveis ao ser humano, animais e plantas.

E neste carnaval um aviso aos desavisados, a equipe de fiscalização da SEMMA não vai aliviar. A multa é nada menos que R$ 5.000,00.

Brinca com os ouvidos dos outros!

Vai ser sucesso!


Depois da derrota em outubro...

Educação do Campo: FREC realizará plenária

O Fórum Regional de Educação do Campo realizará a primeira plenária de 2010.



Com o objetivo de  fazer a apresentação do OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO e outros encaminhamentos o FREC realiza nesta sexta (12) plenária no CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UFPA ás 14h.

O evento serve para oportunizar o contato com os alunos dos cursos de educação superior docampo- Reunir in loco com professores e coordenadores dos cursos - Avaliar com egressos do curso de agronomia, juntamente com o movimento social e professores o processo do curso.
Será também uma oportunidade para refletir sobre os rumos da educação superior do campo; Interagir com a equipe de Belém e com a equipe de Marabá e conhecer o cotidiano de um período de tempo escola nos cursos superiores.

ENCONTRO DOS ATINGíDOS PELA VALE

Representantes sociais e sindicais do Canadá, Chile, Argentina, Guatemala, Peru e Moçambique realizam entre 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro, o I Encontro de Populações, Comunidades, Trabalhadores e Trabalhadoras afetados pela política agressiva e predatória da companhia Vale do Rio Doce.
A mineração é uma atividade extrativa que fomenta um cipoal de impactos ambientais e sociais nas comunidades onde os projetos são instalados.
Trata-se de uma máxima que a economia trata como enclave, que somente compartilha as desgraças onde os projetos são desenvolvidos.
Várias modalidades de assédio, saúde, violação de direitos, demissões arbitrárias e danos ao meio ambiente estão entre os pontos de pauta da reunião. Mais informações AQUI

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tempo contado

Para o fim do Coliseu do Tião (quiosques que fazem parte da praça de alimentação da Praça Duque de Caxias). O pr. Sales pediu e o prefeito vai atender a reivindicação!

O mondrongo contruído na Duque de Caxias além de tirar a beleza da praça, fechou a visão para o rio. Com a construção do Novo Templo Central da Igreja Assembleia de Deus na esquina em frente ao Coliseu, os protestantes protestaram para que fosse derrubado a obra de arte do governo Tião Miranda.

---------------------------------

Espero que a nova revitalização da praça não destrua aind amais o projeto original da Praça.

Isenção na mira!

Dos projetos que devem entrar em discussão na Assembléia Legislativa nos próximos dias, três são de autoria do governo do estado (vide PT), concedendo isenção fiscal para cadeia mineral, condição para que a Vale instale a tal da ALPA em Marabá.

Pra quem era contra a Lei Kandir termina bagunçando a cabeça da população.

---------------------------

E aí quem vota contra se tanto o PT, como PSDB estão do lado da Vale??

Conselheiros afastados

Correio do Tocantins 09/02/2010

Tido como um dos conselheiros mais atuantes do CT de Marabá, Beto Jamaica (PCdoB) como é mais conhecido, foi afastado juntamente com a conselheira Socorro Valadares (PPS) das suas funções de conselheiro tutelar. Utilizando a lei 5.5810/94, o Juiz Cristiano Magalhães Gomes da Vara Infantil determinou o afastamento dos dois conselheiros por exercerem indevidamente a função pública. O juiz acatou  as ações civis públicas impetrada pelo MP através da promotora Francisca Suênia Fernandes.


------------------------

Beto Jamaica disse ser alvo de perseguição politica e vai recorrer da decisão. Pode ser que tenha partido da SEASP as denuncias que culminaram com seu afastamento.

Bolsa Eleitor




O programa Bolsa Família do Governo Federal- carro chefe da campanha "Dilma presidente", acaba de cancelar 710 mil beneficiados no Brasil e 31.283 só no Pará. Mesmo assim, quem passa pela Av Antonio Maia pela manhã consegue ver uma multidão de "eleitores" do PT na nova sede do Comitê Gestor do Programa em MArabá. Inaugurado recentemente pelo prefeito MAUrino Magalhães (PR), o comitê agrega os setores de cadastro e atendimento das familias, e por essas bandas todos os dias uma multidão está a procura d e novos cadastros ou para resolver outras pendências.

----------------------------------------

O cartão do eleitor!!

Carnaval Azul!


O carnaval do prefeito evangélico MAUrino Magalhães (PR) será novamente nas confluências da Av. Getulio Vargas com Av Marechal Deodoro (marabazinho) na parte mais central do caís de Marabá. A mudança que aconteceu desde o ano passado ainda não foi explicada para a população que anteriormente curtia as noites na arena do Bairro Santa Rosa.

Este ano a Secretaria Municipal de Cultura idealizou o Projeto “Carnaval 2010: Caindo na Folia da paz” com a finalidade de popularizar incentivar práticas culturais que estimulam a paz.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

UNO!!!!



O Uno é um jogo de cartas muito popular, jogado principalmente no Hemisfério Norte. Consiste basicamente em descartar uma carta da mesma cor ou mesmo número daquela que está na mesa, e o objetivo final é ser o primeiro a se livrar de todas as cartas da mão.


Quando tiver somente uma carta na mão, o jogador deve dizer "UNO!" (que significa "um"), sob a pena de ter de comprar 4 cartas do bolo se não o fizer por alguns segundos depois de descartar a penúltima carta. A rodada termina no momento em que um jogador não tiver mais nenhuma carta na mão. Os pontos são somados de acordo com os valores das cartas que ficaram nas mãos dos demais jogadores.
---------------------------
Ontem meus companheiros de jogada levaram uma taca!

O interesse público sobre o particular!!

Através do decreto 042/2010 -GP o prefeito MAUrino Magalhães decreta para fins de utilidade pública o fundo de vários quintais (5m cada) para ampliação do Estádio Zinho Oliveira. Com essa medida o prefeito valoriza o Plano Diretor de Marabá. Importante instrumento para o planejamento da cidade, onde a grande maioria das prefituras não se atentam a essa lei, inclusive Marabá em seus vários aspectos.

E o cinema?


O interesse particular sobre o público!



Na edição de sabado (06) do jornal Opinião, uma matéria denunciava as podas de árvores realizadas pela SEMMA na VP 08.

Uma delas foi realizada pelo locatário do Bar que funciona no estacionamento em frente ao Supermercado Rede Valor com autorização da SEMMA, mas posteriormente a árvore foi derrubada pelo pessoal da prefeitura, segundo o pai da locatária a poda não estava a contento.
------------------
O governo municipal vem realizando desde o início uma série de mal serviços na VP 08 que vai desde aterro do canteiro central como essas podas intermináveis, e agora para completar a derrubada de árvore.
O local onde funciona o Bar foi construído para abrigar um PM-Box. No entanto, desde gestão Tião Miranda PTB) foi disponibilizado para o ex- vereador Adelmo Azevedo (PTB) para funcionar como bar.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eleições 2010: Bancada Estadual

O PSOL deve focar nesta eleição para eleger uma forte bancada estadual. para isso apresentará Edmilson Rodrigues, Araceli Lemos, Marinor Brito e José Nery para concorrer a Assembléia Legislativa.

Ganha Belém e ganha o interior!

------------------------------------

Xinguara foi um dos município que mais recebeu emenda do senador Nery. Neste sentido Nery vai representar muito bem o sul do pará.

Pra não Valer!

Raimundo Oliveira é expulso da antiga tendência.
A nota pública enviada a imprensa essa semana sobre a expulsão de do pré-candidato a deputado estadual Raimundo Oliveira de uma das tendências do PT, viola severamente o estatuto daquela agremiação. Apesar de que não estava participando mais organicamente naquela corrente, o superintendente do INCRA Raimundo Oliveira (PT) teve seu nome exposto depois da batalha travada internamente.
E os pra não valer serão punidos?

SOLIDARIEDADE!




A 1ª Vara do Juizado Especial Civil de Belém, no Pará, concedeu liminar ao deputado estadual Martinho Carmona (PMDB) contra o jornalista e blogueiro Augusto Barata. Autor da página Blog do Barata, o profissional de imprensa - ex-editor de O Liberal -está proibido de mencionar o nome do político em veículos de imprensa e sites pessoais.


A determinação foi imposta pela juíza Luana de Nazareth Santalices, de Belém. A liminar estabelece que o jornalista "se abstenha de fazer qualquer alusão, referência ou ilação à imagem do reclamante (Martinho Carmona), direta ou indiretamente, em matéria pela internet ou qualquer outro meio de comunicação; de fazer quaisquer menções à pessoa do autor, seja em nome ou alcunha dele (Martinho Carmona, pastor Carmona, deputado pastor, Carmona ou qualquer outra forma que o reclamante possa ser identificado.
---------------------------------------

O Blogger manifesta solidariedade ao Blog do Barata

Já passamos por isso!!