terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alasru 2010: Primeiro dia!


O VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural (Alasru), iniciou ontem (15) com a presença marcante de intelectuais de vários países da América Latina. Sediado em Ipojuca (PE), o evento vai até sexta (20).


A conferência de abertura do Alasru foi realizada pela Dra. Maria de Nazaré Wanderley, sociológa que trata da questão do campesinato no Brasil. Na sua reflexão sobre a grande densidade histórica que o estado do Pernambuco apresenta, estão as lutas e as resistências de um campesinato que se traduz na luta contra a escravatura ( Joaquim Nabuco), a luta dos trabalhadores nos manguezais (Josué de Castro), a luta pela terra através das Ligas Camponesas (Zezé de Galiléia e Francisco Julião) e pela proximidade Palmares (AL) a luta pela resitência negra e quilombola.

Nazaré reafirmou a minha reflexão feita logo na chegada por essas terras e postada abaixo. sobre os empreendimentos da modernização do progresso baseada na monocultuta e da produção de biodiesel. Caracterizada ainda pelas grandes obras de infra estrutura, qu etem tentado homogeinizr o espaço na região da Zona da Mata.

-------------------------------------------

Nenhum comentário: