quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uma aula de Agroecologia!

Os alunos do CRMb ( Campus Rural de Marabá) tiveram o prazer de conhecer hoje (19), Francisco Caporal - Engenheiro Agrônomo, Mestre em Extensão Rural (CPGER/UFSM), Doutor pelo Programa de “Agroecología, Campesinato e Historia”, Universidad de Córdoba (Espanha).

No auditório do Campus II da UFPA puderam ver de perto Caporal falando de Agroeocologia, numa aula inaugural do curso de especialização daquela instituição.

Agroecologia constitui o campo do conhecimentos que promove o “manejo ecológico dos recursos naturais, através de formas de ação social coletiva que apresentam alternativas à atual crise de Modernidade, mediante propostas de desenvolvimento participativo desde os âmbitos da produção e da circulação alternativa de seus produtos, pretendendo estabelecer formas de produção e de consumo que contribuam para encarar a crise ecológica e social.

 Em essência, o Enfoque Agroecológico corresponde à aplicação de conceitos e princípios da Ecologia, da Agronomia, da Sociologia, da Antropologia, da ciência da Comunicação, da Economia Ecológica e de tantas outras áreas do conhecimento, no redesenho e no manejo de agroecossistemas que queremos que sejam mais sustentáveis através do tempo.

Neste sentido, o Campus Rural de Marabá tem como  princípio o enfoque Agroecológico em todos seus cursos. 

Nenhum comentário: