domingo, 15 de agosto de 2010

Memória: Pra não esquecermos da nossa História!

A data passa despercebida, mas, há exatos 187 anos, em 15 de agosto de 1823, quase um ano depois do “Grito do Ipiranga”, a Província do Grão Pará aderiu oficialmente à independência do Brasil.


O Pará foi a última província a atender D. Pedro I e jogar ao chão os laços da coroa portuguesa, e só o fez porque caiu em um blefe patrocinado pelo Almirante John Grenfell, contratado pelo imperador do Brasil para subjugar os insurgentes.

Grenfell desembarcou no Porto de Salinas, em 11 de agosto de 1823 e foi ter com os governantes do Pará, aos quais deu um ultimato: ou se uniam ao Brasil ou teriam o território invadido e bloqueado pela sua poderosa esquadra.

A “poderosa esquadra” do Almirante inglês era composta de um único brigue cuja tripulação não portava mais que 100 homens.

Mas a noticia de que “a poderosa esquadra” estava à espreita tomou conta de Belém. A população se alvoroçou e o governo convocou uma assembleia no Palácio Lauro Sodré.

Ao final da assembleia o governo resolveu pela adesão e colocou como única condição a manutenção dos cargos públicos, ou vocês pensam que esta coisa de querer manter os cargos quando muda o governo é coisa de hoje?

Tudo foi resolvido no dia 11, mas, somente em 15 de agosto a adesão foi oficializada.

(Fonte: Parsifal)

Nenhum comentário: