quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Capital da energia!

Tucuruí (PA)

-------------------------
Para contrapor

Várias comunidades bem próxima a UHE ainda não dispôe de energia.

A usina hidrelétrica de Tucuruí é a maior hidrelétrica genuinamente nacional, localizada no Rio Tocantins, no município de Tucuruí, sudeste do Pará, a 310 quilômetros de Belém. A obra começou a ser projetada no ano de 1973, em plena ditadura militar, e só foi concluída em 1984, durante o governo Figueiredo. A área encoberta pode ser comparado há 304 campos de futebol, equivalente a 3.007 km².

 
Como foi construída antes da lei que exige a realização de Estudos e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) como pré-requisito para o início da obra, o mesmo foi elaborado simultaneamente à sua construção, sem quase nenhuma influência. Assim, o alcance do lago foi imprevisível e, na época, milhares de pessoas tiveram que sair às pressas de suas casa pois a água já estava próxima. A barragem deslocou cerca de 32.000 pessoas e há 25 anos elas lutam para garantir direitos.

 
Em 1978, sem quaisquer informações acerca do projeto, as famílias atingidas começaram a ser cadastradas para fins de indenização pela Eletronorte, empresa responsável pela obra. Em 1981 a empresa deu por concluídas as indenizações e ofereceu uma pequena ajuda para aqueles que optassem em abandonar a área por conta própria. Os poucos reassentados enfrentaram uma realidade bem distinta do que havia sido prometido.

Nenhum comentário: