sexta-feira, 30 de julho de 2010

LIXO!

Imagem: Blog da Joelma Maria



Aprovada pelo Congresso no início deste mês, a proposta que prevê o fim dos lixões e estabelece regras para a gestão do lixo no país. Entre as novidades, está a obrigatoriedade de estados e municípios elaborarem um plano de coleta seletiva.
A nova lei, que entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União, determina que as prefeituras devem construir aterros sanitários adequados ambientalmente, onde só poderão ser depositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. De acordo com a proposta, será proibido catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários e também não será permitida a importação de qualquer tipo de lixo.
O projeto que cria a Política Nacional dos Resíduos Sólidos foi aprovado no Congresso após quase 20 anos tramitando na Casa. A nova lei é considerada um marco na gestão do lixo
 
------------------------------
 
Vale lembrar de novo que Marabá perdeu R$ 100.000,00 de uma emenda do Senador José Nery apresentada em favor da Cooperativa de Agentes Ecol[ógico de Marabá. A prefeitura não apresentou em tempo hábil a proposta de contrapartida junto com o projeto da CAEM para efetivar o processo de formação de catadores e compra de equipamentos.
 
 

Nenhum comentário: