quarta-feira, 3 de março de 2010

Perdeu o Foco?

A revista marabaense da qual sou também assinante, a FOCO Carajás estampa na sua nova edição, uma grande matéria que mais parece Informe Públicitário a favor do Grupo Santa Barbara, do que uma matéria jornalistica em que se mantém a imparcialidade.

Em alguns trechos transcritos abaixo percebemso a carga de desconhecimento sobre os conflitos agrárioS na região.

“uma das maiores empresas de agronegócio do Brasil, a Agropecuária Santa Barbara S/A, que desenvolve atividades em fazendas nos e estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e no Pará (...) quer dobrar a quantidade de animais, caso consiga exercer regularmente suas atividades e, por conseqüência ter assegurado seu direito á propriedade (...)

Mais na frente o diretor executivo do grupo no Pará, Sr Rodrigo Otavio de Paula acrescenta: o mundo carece de proteína animal e há pelo menos 2 bilhões de pessoas passando fome no mundo”. Fazendo referencia a necessidade de produzir gado, só não disse que aqui mesmo na região a carne produzida nos frigoríficos são todas pra exportação.

O diretor executivo diz que “ invasão de terra é chaga no Pará”, mas esqueceu de dizer de quem peretence o grupo Santra Barbara? Para quem trabalha? como foram adiquiridas as terras no sul e sudeste do Pará?

Nenhuma linha faz referência a Daniel Dantas, e por isso só me resta a dizer que este tipo de informe publicitário nada contribui para um bom debate e reflexão.

Nenhum comentário: