sábado, 28 de fevereiro de 2009

Desorganizar o organizado!!

Dizem que o prefeito MAUrino Magalhães (PR) trouxe de Goiania (GO) um assessor para "organizar" a SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acontece que esta pasta por incrivel que pareça era uma das mais organizadas no Governo de Tião quase eterno Miranda.

A SEMMA está hoje estruturada com todo o sistema municipal de meio ambiente, e já efetivava licenciamentos e a fiscalização, O QUE MAIS O NOVO GOVERNO QUER? Facilitar pra VALE os seus pedidos de licenciamentos???

Agora para o ex-vereador de 5 mandatos que não consegue entender como funciona as coisas da gestão pública, tudo se torna complicado.

MST ocupa fazenda de Dantas no Pará

380 famílias ligadas ao MST ocuparam na madrugada de hoje (28), a fazenda Espírito Santo, no município de Xinguara, sudeste do Pará.
A fazenda é administrada pela Pecuária Santa Bárbara, controlada pelo “banqueiro” Daniel Dantas.

A ação é um ato político contra os empreendimentos de Dantas, acusado de uma série de crimes no sistema financeiro brasileiro. O grupo Santa Bárbara administra várias fazendas no sudeste do Pará e tem sede no município onde a fazenda foi ocupada.

A compra de inúmeras fazendas do grupo de Dantas no Pará é suspeita de lavagem de dinheiro.

É a segunda fazenda da Pecuária Santa Bárbara que o MST ocupa no Pará. A primeiro foi a fazenda Maria Bonita, localizada em Eldorado do Carajás.

Os negócios de Dantas no Pará são investigados pela justiça e o Instituto de Terras do Pará (ITERPA).

http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

2 ANOS

Este blog completa hoje 2 anos de atividade, sempre a serviço do bom combate. Nestes dois anos estivemos de perto dos grandes temas, provocando o debate, chamando atenção para as mazelas, denunciando os governos e propondo uma sociedade diferente desta que vivenciamos.

O Contraponto & Reflexão também ultrapassou as fronteiras da blogosfera, sendo linkado por vários outros blogs que prestam relevantes serviços a comunidade. No Furo, de Rogério Almeida; No Blog do Waldir; No Blog do Laércio Ribeiro;No Espaço Mensaleiro de Eliana Alves do Rio de Janeiro;No Blog do Pedro Reis. Além de seguir inúmeros outros que também nos acompanham.

Nestes dois anos também enfrentamos críticas e muitos comentários de anônimos que não tiveram a coragem de se identificar para expor as idéias. Mais também não divulgamos inúmeros comentários que além de não estarem identificados, depreciava a honra do poster.

Seguimos em frente fazendo o contraponto a atual "ordem" mundial. Fazendo o contraponto pela informação, pelo bom debate e acima de tudo para denunciar os poderosos que tem na grande mídia o espaço disponivel para exporem suas mentiras.Não temos um alvo especifíco, mas a VALE não pode ser a dona da verdade, não pode ser um Estado paralelo e muito menos tripudiar do povo paraense. Neste sentido, pautaremos os problemas regionais e apontaremos a defesa de um outro modelo econômico para região.

Ribamar Ribeiro Junior

Intelectuais lançam manifesto em repúdio à Folha de S.Paulo

FOLHA DE SÃO PAULO A SERVIÇO DA ELITE BRASILEIRA,PRESTANDO DESINFORMAÇÃO AO POVO BRASILEIRO.

Um grupo de intelectuais lançou, no último sábado (21), um manifesto na internet em repúdio ao jornal Folha de S.Paulo por suas mais recentes afirmações em defesa da ditadura civil-militar no Brasil. Em editorial no dia 17 de fevereiro, ao criticar o resultado do referendo na Venezuela, que deu chances de reeleição ilimitada ao presidente Hugo Chávez, o periódico paulista classificou o regime militar brasileiro como “ditabranda”, uma vez que teria sido menos violenta em comparação aos regimes instaurados em outros países da América Latina.
O abaixo-assinado também presta solidariedade ao jurista Fabio Konder Comparato e à cientista política Maria Victoria Benevides que, ao enviarem cartas em repúdio ao jornal, foram chamados de "cínicos" e "mentirosos" em uma nota de Redação.
Até agora, três mil intelectuais já aderiram ao manifesto.

Repúdio e solidariedade

"Ante a viva lembranca da dura e permanente violência desencadeada pelo regime militar de 1964, os abaixo-assinados manifestam seu mais firme e veemente repúdio a arbitrária e inverídica revisão histórica contida no editorial da Folha de S.Paulo do dia 17 de fevereiro de 2009. Ao denominar ditabranda o regime político vigente no Brasil de 1964 a 1985, a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país. Perseguições, prisões iníquas, torturas, assassinatos, suicídios forjados e execuções sumárias foram crimes corriqueiramente praticados pela ditadura militar no período mais longo e sombrio da história política brasileira. O estelionato semântico manifesto pelo neologismo ditabranda e, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964".
Repudiamos, de forma igualmente firme e contundente, a Nota de redação, publicada pelo jornal em 20 de fevereiro (p. 3) em resposta as cartas enviadas a Painel do Leitor pelos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fabio Konder Comparato. Sem razões ou argumentos, a Folha de S. Paulo perpetrou ataques ignominiosos, arbitrários e irresponsáveis a atuação desses dois combativos acadêmicos e intelectuais brasileiros. Assim, vimos manifestar-lhes nosso irrestrito apoio e solidariedade ante as insólitas críticas pessoais e políticas contidas na infamante nota da direção editorial do jornal.
Pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos, Maria Victoria Benevides e Fabio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Meio pra roubar....

Sem meias palavras o ex-prefeito Tião Miranda (PTB) disse a este poster na manhã desta segunda feira (23), que a tentativa do prefeito MAUrino Magalhães de terceirizar a iluminação pública e a coleta de lixo é mais um meio pra roubo.

Se for feito como é nas grandes cidades onde a coleta é paga pelo peso e a iluminação por cada lâmpada trocada isso gera mais um padrão de corrupção.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

REPOUSO

As postagens devem diminuir nso próximos dias, pois o poster ainda não se recuperou da terrível infecção e outras viroses.

abs

VALE CONDENADA DE NOVO!!!

A mineradora Vale e a Geoexplore Consultoria e Serviços foram condenadas pela Justiça Federal em Marabá (PA) a criar uma reserva florestal privada no sul do Pará depois de a atuação das duas empresas causar um incêndio que destruiu 580 hectares da Floresta Nacional de Carajás em 2003, segundo a sentença.
A reserva deverá ser feita sobre um local que já teve sua mata original destruída e deve cobrir ao menos 290 hectares, segundo o juiz Carlos Henrique Haddad.
A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal, que pediu a reparação do dano causado pela mineradora e pela consultoria, contratada pela Vale para fazer prospecção mineral.
Segundo os autos, o fogo se iniciou depois que um funcionário da Geoexplore jogou a bituca acesa de um cigarro sobre uma vegetação que estava seca. O fogo só foi controlado pela chuva na região.
"Nenhuma prova pericial conseguiria reproduzir como os fatos desenvolveram-se, pela falta de vestígios do ato ilícito", diz Haddad, na decisão. "Entretanto, não se produziu prova [...] que pudesse desvincular a origem do incêndio dos resíduos de cigarro."
Por meio de nota, a Vale diz que irá recorrer da decisão. A mineradora elenca, entre outros argumentos, "que não pode ser responsabilizada pelo fato de um funcionário da Geoexplore, fora de sua função e do horário de trabalho, ter, supostamente, atirado guimba de cigarro na mata."
A reportagem não localizou nenhum representante da Geoexplore no final da tarde de ontem.

FONTE:
Na Folha online - João Carlos Magalhães.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mudanças no ar

Na próxima sexta feira dia 27 o Contraponto & Relexão completa dois anos de atividade. E o melhor presente será o novo visual, a pagina deverá receber uma nova configuração para melhorar a leitura dos nossos leitores e continuar cada vez mais polêmico.

Essa é a diferença do nosso blog, que apesar de já ter sido acusado de ser um boletim eletrônico apócrifo. Continuamosa cada dia recebendo colaboradores e links de outros blog, fazendo assim uma verdadeira rede de informação, debate, polêmica e conhecimento.

PEDOFÍLIA LEGISLATIVA

No próximo dia 5 de março desembarca em Belém, a CPI de combate a pedofília do Senado Federal comandada pelo senador Magno Malta (PR) e agora com a presença do senador do Pará, José Nery (PSOL.

Magno Malta vai estar cara a cara com o DEPUTADO LUIZ SEFER (DEM), acusado de pedofília.

E agora MAUrino???

Projeto proíbe destinação de verbas federais para terceirização da alimentação escolar



Proposta impõe condições para estados e municípios receberem recursos



O deputado Ivan Valente, líder do PSOL, apresentou Projeto de Lei nº 4669/2009, que impõe condições a estados, municípios e Distrito Federal para recebimento de verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira, dia 16 de fevereiro.

De acordo com o projeto, estados, municípios e o Distrito Federal não poderão mais terceirizar o serviço de aquisição, preparo e distribuição da merenda escolar, sob o risco de perder os recursos do PNAE. Isto significa que cada administração pública terá que se responsabilizar pela compra dos produtos e pelo preparo da alimentação, sem estabelecer contrato com qualquer empresa.

Ivan Valente explica que a terceirização do serviço, feito por várias administrações públicas, prejudica a gestão do PNAE, já que as empresas têm objetivos muito diferentes dos das escolas. Para o deputado a primeira missão da escola é educar enquanto a empresa visa o lucro, o que seria obtido com aquisição de alimentos de qualidade duvidosa e até exploração de mão-de-obra. Entre outros fatores, Ivan Valente cita que às escolas também possuem papel para formação de hábitos saudáveis em crianças e adolescentes, devem utilizar-se da agricultura familiar local, valorizar a cultura regional com utilização de alimentos que prestigiem essa cultura – pontos que podem ser prejudicados com a terceirização.

Além disso, a terceirização permite uma insuficiente supervisão na qualidade das refeições servidas nas escolas, considerando-se que o programa Nacional de Alimentação Escolar determina que a merenda deve suprir 15% das necessidades nutricionais básicas (uma refeição de 350 quilocalorias), respeitando-se as diferenças biológicas entre as idades e as condições de saúde entre os alunos de modo a contribuir para o crescimento, o desenvolvimento e para o processo de aprendizagem dos alunos.

O PNAE é considerado, dentro da política de segurança alimentar e nutricional, o programa de maior abrangência nacional oferecendo refeições a 34 milhões de escolares e com previsão de movimentar aproximadamente 2 bilhões de reais em 2009.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Merenda Escolar: A caminho da Terceirização

O processo de terceirização dos serviços no Governo de MALrino corre o mesmo risco das experiências ocorridas pelo Brasil a fora. Veja o texto para contribuir no debate.

Este início do ano foi marcado pela volta aos noticiários de um assunto antigo e explosivo: o fornecimento de alimentação escolar na rede pública. Desta vez as más notícias vieram da maior cidade do país.
O Ministério Público de São Paulo investiga a denúncia da existência de um acordo entre pelo menos 10 empresas fornecedoras da merenda escolar para fraudar a licitação feita pela prefeitura de São Paulo e outras 13 cidades paulistas. Também há suspeita de má qualidade da alimentação fornecida aos alunos das escolas públicas.
As investigações começaram em agosto de 2008 após o depoimento de uma pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pela Secretária de Gestão de São Paulo para avaliar a terceirização da merenda escolar.
O estudo da Fipe diz que a terceirização era desvantajosa para a prefeitura, já que o gasto seria 3,6 vezes superior ao da administração direta. O relatório diz ainda que a merenda "deixava a desejar", com alta concentração de gordura e falta de proteína e de fibras no cardápio elaborado tanto pelas empresas terceirizadas quanto pela prefeitura. Os pesquisadores da Fipe informaram que um número reduzido de empresas havia encaminhado propostas na licitação e que outra foram excluídas porque não atendiam aos requisitos do edital.
O vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, José Ghiotto Neto, disse também em depoimento ao Ministério Público que constatou problemas como alimentos estragados, salsicha cortada em três para render mais e proibição de servir mais de um pedaço de fruta a alunos. Ele entregou um relatório com os dados de 2007 e 2008,
O relatório denuncia ainda o "prêmio economia", de R$ 40, que seria dado às merendeiras de três escolas que conseguiam reduzir o consumo da merenda escolar. Uma das empresas acusadas, a Nutriplus, disse que o dinheiro era dado por causa da qualidade do serviço e não para economizar.
A Prefeitura de São Paulo infringiu quatro vezes a legislação na licitação da merenda, segundo um relatório elaborado por técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM). O pregão e os contratos decorrentes dele, de R$ 259 milhões iniciais, são investigados pelo Ministério Público - a suspeita é de formação de cartel entre as empresas participantes.
Quando fui deputado estadual no Pará (1995/1996) tive a oportunidade de propor e participar de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a existência de cartéis no fornecimento de alimentação escolar na rede escolar estadual. As notícias que leio nos jornais passados treze anos são em tudo semelhantes, mostrando que os esquemas de desvio de recursos nesta área não foram desmontados e continuam sangrando os cofres públicos.
Infelizmente no episódio paraense como no paulista ficamos sempre aguardando que seja servida uma enorme pizza e ninguém seja punido. A impunidade continua sendo a marca principal da política brasileira.
Luiz Araujo

Nelson Tembra na blogosfera

Este blog acaba de receber informação sobre o blog do Nelson Tembra, acesse: htpp//nelsontembra.blogspot.com

Quem é Nelson Tembra ?
Engenheiro Agrônomo, Consultor Ambiental e Pesquisador Independente, com 28 de experiência profissional. Prestou serviços para a Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre a perspectiva de expansão da oferta de frutas tropicais, reunindo técnicos, apresentando relatório da pesquisa efetuada, discutindo e apresentando propostas para avanço, sintetizando conclusões, elaborando programa de expansão da oferta de frutas tropicais, articulando entidades e técnicos, definindo subprojetos e atividades, atribuindo co-responsabilidades e quantificando meios e cronogramas do programa. Dentre os serviços técnicos prestados a empresas na área ambiental destacam-se a os Diagnósticos Ambientais e Estudos de Impactos Ambientais (EIA’s - RIMA’s), dos Projetos Bauxita de Paragominas, da Companhia Vale do Rio Doce, bem como do Projeto de Lavra e Beneficiamento de Níquel Laterítico, Projeto Onça-Puma, no Município de Ourilândia do Norte, Estado do Pará. email: nelsontembra@gmail.com

Vereadora do PV reage a privatização orquestrada por MALrino

A vereadora Vanda Américo foi a primeira a usar atribunda da Câmara para pronunciar seu posicionamento ao processo de terceirização desencadeado esta semana pelo prefeito de Marabá.

O que mais a vereadora questionou ontem na tribuna da CMM, foi com relação a modalidade de licitação, Carta Convite - para que as empresas possam "concorrer" aprestação dos serviços.

PSOL - Ação Civil Pública

O partido Socialismo e Liberdade já aestuda a possibilidade de apresentar uma ação contra a medida de MALrino de terceirização dos serviços de iluminação pública, Merenda Escolar e Limpeza Pública.

PRIVATIZAÇÃO

Este blog foi o primeiro a anunciar a intenção do prefeito MALrino Magalhães (PR) de terceirizar os serviços de coleta de lixo e limpeza pública.
Com o anúncio oficial da carta convite para estes serviços, a prefeitura de MALrino Magalhães (PR)também privatizará os seriços de Iluminação Pública e de Merenda Escolar.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Têm Blog novo no ar

...A Blogosfera ganha mais um blogueiro, trata-se de Francisco Macedo, cientista Político, Diretor do Instituto Araguaia. Para acessar entre no : http://populicivitatis.blogspot.com/

Seus leitores esperavam um espaço dedicado ao acompanhamento dos trabalhos legislativos da região. Mais o rapaz continua teimoso e acha que o que foi colocado no ar cumpri também com essa meta.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O papel dos vereadores

Suas principais funções, em linhas gerais, são: criar leis para o dia-a-dia do município, fiscalizar os atos do prefeito e de seus secretários e encaminhar as reivindicações da população para a Prefeitura.

Cabe aos vereadores, por exemplo, aprovar o Orçamento anual do município, definir as prioridades da atuação da Prefeitura e acompanhar a execução desses trabalhos.

Também compete aos vereadores outros atos normativos da cidade, como, por exemplo, regulamentar a atuação de vendedores ambulantes ou do transporte alternativo (como as lotações), elaborar o Plano Diretor do município e cumprir outras funções meramente burocráticas, como denominar ruas e outros espaços públicos.

E dos Assessores??

E ai Mirlei!!!

TJ decide que ECAD não pode cobrar taxa de rádio comunitária

A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou sentença da Comarca de Balneário Camboriú em Santa Catarina e negou provimento ao recurso do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) que ajuizou ação de cobrança no valor de R$ 6 mil contra a Associação Comunitária Ecológica do Rio Camboriú referente a exposições musicais veiculadas na emissora sem a prévia autorização dos autores das obras e sem a remuneração da propriedade aos titulares dos direitos autorais. No 1º grau, o magistrado julgou improcedente o pedido de cobrança e declarou o débito inexistente, além de condenar o ECAD ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios. Insatisfeito com a decisão, o Escritório interpôs recurso de apelação no TJ sob o argumento de que a finalidade lucrativa da entidade não é requisito para que a exposição pública por estação radiodifusora de composições musicais se submeta ao pagamento dos direitos autorais, não eximindo-as de tal obrigação. Para a relatora da ação, desembargadora Maria do Roccio Luz Santa Ritta, "se a exposição pública de obra intelectual se realiza sem objetivo de lucro, não é devida a cobrança de direitos patrimoniais do autor". Deste modo, a magistrada concluiu que, por tratar-se de estação radiodifusora de natureza comunitária, sem fins lucrativos e com objetivo de promover a educação ambiental local, o uso de composições musicais em sua programação não a sujeita ao pagamento de direito autoral. "Correta, portanto, a sentença que conclui pela improcedência da cobrança", finalizou. (Apelação Cível nº 2007.007135- 4)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Caso Sefer

Deputados ainda fazem vista grossa.

Ontem teve até quem subisse na tribuna para defende-lo e atacar a imprensa. Claro, menos O Liberal, o único jornal que faz o mesmo coro dos deputados defensores.

Tecnobrega versus Sertanejo

Um certo LFP disse:

-Já houve criação humana mais horrorosa em matéria de música do que o tecnobrega? Eu não conheço. A rigor, esse gênero nem pode ser enquadrado na condição de música. Não tem harmonia nem melodia. O ritmo é tão pobre quanto o de um bate-estaca. Uma voz esganiçada geme como se tivesse dado uma topada. Uma voz eletrônica interrompe o - digamos assim - cantante para anunciar qualquer coisa. Ao fundo, um ruído eletrônico remete o ouvinte à cacofonia do inferno. Quem submete seu ouvido a essa monocórdia repetição de um cantochão primal jamais virá a saber o que é música.

Eu não tripudiei em responder: Sim!! O Sertanejo ou como preferem os mais critícos, o sertanorjo!!!!

No senado

O ex-prefeito Tião Miranda tem recebido fortes pressões para que saia candidato ao senado. Seu partido, o PTB garantiria amplo apoio. De cara receberia as bençãos de Duciomar Costa.

A bancada na Assembléia Legislativa ficou de reunir essa semana para tratar especificamente dsta questão.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Inchaço na folha

Servidores do municipais estão cada vez mais preocupados com o inchaço de pessoal designado pelo governo MALrino Magalhães (PR). As secretarias estão super lotadas, departamentos, todos os setores do governo tem gente diferente indicada por algum político ou diretamente por MALrino Magalhães.

Trajetória de Dorothy Stang será mostrada no Senado

Senadores, deputados, ministros e defensores dos direitos humanos terão a oportunidade de assistir, na próxima terça-feira (17), ao documentário 'Mataram Irmã Dorothy'. O filme que vem recebendo elogios por onde passa será exibido no auditório Antônio Carlos Magalhães às 19 horas e após, haverá um debate sobre luta pela terra e impunidade.

O documentário dirigido pelo norte-americano Daniel Junge conta a história do bárbaro assassinato da missionária Dorothy Stang no dia 12 de fevereiro de 2005 no município de Anapu no Pará. 'Além do caráter artístico, o filme é um alerta porque mostra como se constrói a impunidade que continua triunfando nos muitos casos de violação aos direitos humanos em nosso País', afirma o senador José Nery, responsável pela mostra do filme no Senado.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Terras de Dantas na justiça!

O juiz Líbio Araújo de Moura, titular da Vara de Redenção, no Pará, bloqueou os títulos das fazendas Castanhal Espírito Santo e Castanhal Carajás, que integram o conjunto de propriedades adquiridas naquela região pela Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do banqueiro Daniel Dantas.

As duas fazendas, que ficaram indisponíveis para qualquer tipo de transação comercial, totalizam 10 mil hectares e teriam sido adquiridas por cerca de R$ 85 milhões.

PAC: Governo infla para confundir

O governo anunciou R$ 646 bilhões de investimentos para o PAC até
2010. Essa dinheirama é para confundir. O governo faz de propósito.
Ele cria esse número lindo, com empresas privadas, e muitas estão
cancelando seus investimentos. Eles inflam os planos de investimento
das estatais, como acabaram de fazer com a Petrobras, porque é óbvio
que nenhuma empresa de petróleo do mundo está ampliando, nesta
proporção, seus investimentos, na hora em que o petróleo está caindo,
a demanda está caindo, o mundo está em crise.

O que, de fato, o governo deve prestar contas é do PAC orçamentário.
Eu falei com o Gil Castelo Brando, do Contas Abertas, que faz um
trabalho que ajuda toda a sociedade a ver o que está por trás desses
números mirabolantes que o governo divulga. Se analisar os anos de
2007 e 2008, o que tinha de PAC orçamentário era R$ 35,6 bilhões.
Deste valor, foram empenhados R$ 33,1 bilhões, e o que realmente o
governo pagou foram R$ 8 bilhões. Se pegar os restos a pagar do
perído, de obras iniciadas antes, tem R$ 10 bilhões. No total, o que o
governo pagou nas obras, nos dois anos, foi R$ 18 bilhões.

O que eles têm de explicar é por que não conseguem gastar o que
empenham. Isso é porque o governo não consegue executar os projetos.
Isso exige gestão, rapidez. Eles dizem que o PAC vai investir R$ 646
bilhões, mas na verdade eles estão contando com um monte de coisas,
como financiamentos que serão dados pela Caixa e entram como PAC. E
ainda colocaram obras do metrô de São Paulo.

A maior importância do PAC é propaganda política e eleitoral. É por
isso que tem a frase da ministra Dilma Rousseff, que é candidata à
candidata à sucessão do presidente Lula, de que o governo quer um
candidato que faça a continuidade do PAC. Chegam lá, fazem um
estardalhaço com o PAC e, em seguida, ela diz que tem que votar num
candidato que continue com o programa. Isso não é prestação de contas
do governo, isso é propaganda.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Adão Preto: um grande lutador!!!

Como soldados em terras perseguidas, trilhamos as mesmas serras e campos. sem estradas.
Você, como o mais experiente, foi na frente abrindo as picadas e foi nos alertando dos cuidados.
Crescemos, com o mesmo espírito, revoltado, buscando com as massas todas as soluções.
Vencemos, tempestades e furacões, sem nunca perder de vista a utopia pendurada no horizonte.
Bebemos, a água límpida das fontes, de nossos formadores que plantaram nas montanhas o otimismo.
Defendemos com eles o socialismo, e todas as conquistas verdadeiramente humanitárias.
Cerzimos as costuras da reforma agrária, em todos os recantos das belas terras brasileiras.
Plantamos, esperanças em todas as trincheiras, sem nunca rejeitar sequer uma missão.
Cantamos a revolução, em versos, trovas e poesias, sem nunca tropeçar na métrica das rimas.
Cultivamos os valores e a auto-estima, procurando pôr em ordem o comportamento e a coerência.
E, juramos com a força da consciência, de jamais se render, vender ou se deixar cooptar.
Agora, nesta hora, no momento da partida, não queremos que seja uma despedida, mas uma continuidade.
Continuarás presente em todos os momentos, principalmente em nossos movimentos, que se orgulham de tê-lo conhecido, como um dos filhos mais queridos, que até hoje fez nascer, a humanidade.

Ademar Bogo - membro da coordenação nacional do MST

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nova Diretoria da AMAT



Nova composição da direção da Associação dos Municipio do Araguaia-Tocantins (AMAT). Presidida por Davi Passos (PT)com apoio de todos os prefeitos dos 36 munipios do Sul e Sudeste que estão filiados a entidade.

AMAT: Davi promete resgatar papel da entidade

Em discuso após ser eleito por unanimidade, o prefeito José Davi Passos prometeu cumprir com o verdadeiro papel da AMAT.

Davi Pasos que foi eleogiado por todos os prefeitos pelo seu brilhante trabalho realizado a partir da implementação do processo de participação popular, denominado Congresso da Cidade e do Campo.

DAVI NOVO PRESIDENTE DA AMAT




O prefeito Davi Passos acaba de ser eleito novo presidente da AMAT. Os prefeitos do Sul e Sudeste do Pará elegeram a chapa única liderada por Davi Passos (PT) e Chamonzinho (PMDB).

Em uma assembéia bastante polemizada pelo prefeito de Redenção Wagnar Fontes (PTB) que tentou condicionar sua proposição, propondo uma audiência com a governadora Ana Julia antes da eleição. No entanto, os prefeitos apaziguaram os animos e resolveram cumprir o estatuto da entidade.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eleição da AMAT

Tudo pronto para eleição da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins - AMAT, ocorrerá amanhã nas dependências do Hotel Vale do Tocantins.

Se tudo correr como estar o prefeito José Davi Passos (PT) deve ser elito por unanimidade, é que o prefeito de Goinésia Itamar Cardoso (PMDB) acaba de desistir da empleitada.

Davi Passos (PT) terá Chamonzinho (PMDB) como vice, a nova gestão terá a grande tarefa de reconstruir a entidade, que a que tudo indica está falida, resultado das gestões petistas de Darci Lermen e Valcinei Ferreira Gomes.

Fórum Social usa crise econômica internacional para contestar o sistema capitalista





O 9º Fórum Social Mundial (FSM), realizado em Belém (PA) até o último domingo (1º), terminou diferente dos anteriores. A crise econômica internacional provocou uma certa onda de otimismo entre os participantes, pois reforça os argumentos contra o capitalismo e em defesa do socialismo, discurso amplamente majoritário entre os participantes do encontro.

Na definição do sociólogo e diretor-geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Grzybowski, o fórum foi a mesma "confusão alegre" dos outros, agora embalada pela "vitória" contra a economia de mercado .

Nascido como contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça – em que grandes empresários se reúnem para definir os rumos da economia –, o encontro social vem desde sua primeira edição, em 2001, prevendo um colapso econômico.

"Este ano marca a consolidação do fórum com um processo mundial. O fórum de Davos simboliza o fracasso da economia atual. Enquanto o fórum social mostra, e sempre mostrou, que existem mudanças a serem feitas", comemora o idealizador do FSM, Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos.

A opinião é quase que consensual entre intelectuais, sindicalistas, militantes de esquerda, representantes de ONGs e de movimentos sociais. O discurso contra o capitalismo e em defesa de um "socialismo do século XXI" – um modelo ainda sem definições concretas – passou a ser adotado por todos no fórum como bandeira.

"O Fórum Social em Belém representou a possibilidade de uma retomada das lutas sociais para complementar as verdadeiras mudanças que interessam aos nossos povos. Levamos desse fórum a convicção muito forte de que, se um outro mundo é possível, não é possível nos marcos do capitalismo. É preciso construir uma alternativa socialista não em um país mas em todo o planeta", defendeu o senador José Nery (Psol-PA), que participou ativamente do encontro.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Liberdade para Cezare Battisti




Nery pede libertação de Battisti ao Supremo





O senador José Nery enviou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, ofício em que pede o arquivamento do pedido de extradição contra o escritor italiano Cesare Battisti e sua imediata liberação da penitenciária da Papuda em Brasília, onde está preso desde março de 2007 . O ofício foi encaminhado na terça-feira, 20,
O escritor está preso no Brasil desde março de 2007, mas no dia 14 deste mês o ministro da Justiça, Tarso Genro anunciou decisão favorável ao ex-militante do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

No parecer favorável a Battisti, Genro afirmou que o escritor foi condenado à revelia por ações políticas numa época conturbada na Europa e já há muitos anos tem família e vive como escritor no Brasil.

Com a decisão, o processo de extradição de Battisti, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) a pedido da Itália, ficará suspenso e só poderá ser reaberto em caso de mudança na decisão do governo brasileiro. A expectativa de todos que vêm acompanhando o drama do escritor é de que ele fosse libertado imediatamente, mas o ministro Gilmar Mendes decidiu antes pedir um parecer ao procurador geral da República, embora já haja decisão do próprio Supremo pela extinção do processo e libertação de Battisti.

No ofício enviado a Mendes, o senador lembra que o “disposto no art. 33 da Lei nº 9.474/1997 estabelece que a concessão do refúgio pelo governo brasileiro deve obstar o seguimento do pedido de extradição”. “Sendo assim solicito que o Supremo Tribunal Federal arquive o referido Pedido de Extradição e providencie a imediata libertação do cidadão italiano Cesare Battisti”, pede o senador afirmando que já há uma decisão legal do governo brasileiro, não há porque manter a prisão.




ENTENDA MAIS SOBRE BATTISTI


O italiano Cesare Battisti foi preso em março de 2007 no Rio de janeiro e desde então aguarda julgamento de extradição para a Itália, onde foi condenado a revelia à pena de prisão pérpetua por crimes que nega ter cometido, ocorridos há mais de 30 anos.

Cesare foi militante dos PACs - Proletários Armados pelo Comunismo - italianos na década de 70 e é acusado de quatro homicídios dos quais não se pôde provar sua participação até hoje, senão por meio de métodos duvidosos adquiridos por parte da justiça italiana. Todos os indícios tornam evidente que a prisão de Cesare é apenas revanchismo por parte de políticos que simbolizam os resquícios do fascimos italiano, e que buscam com a prisão do militante, a simpatia do eleitorado de extrema direita.

A única esperança para que Cesare não passe os restos do dia sob a condição desumana da prisão perpétua, por motivos hoje que envolvem apenas interesses do jogo sujo da política, é que o STF negue o pedido de extradição da justiça italiana.

Este blog está com Battisti!!!

Ressaca do FSM: Ana Júlia é vaiada

= Durante encontros com os presidentes da América latina, a governadora Ana Vale recebeu uma sonora vaia da platéia quando ela citou o nome de Duciomar Costa entre os presentes.

= O Governo do Estado bem que tentou, mas infelizmente a cidade não estava preparada para receber 100 mil pessoas de todas as partes do mundo. O caos que ficou a Avenida Perimetral com o aumento considerado do fluxo de pessoas, foi de dar aborreciemento.

= A marcha pela discriminalização da Maconha foi reprimida na avenida, no entanto ao entrar pelos portões da Ufpa, os manifestantes empunhalaram a bandeira. Houve discursos e distribuição da canabis.


=Desta vez não foi o facão de Tuíra, mas a flexa de um outro índio que furou o baneer onde estavam apresentando a defesa da AHE Belo Monte. Teve gente que correu com medo. Mas eles já avisaram: a resistência será no Xingu.

O QUE A IMPRENSA NÃO TEM CORAGEM DE DIVULGAR

VALE É MULTADA

Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda. foram multadas em R$ 3,3 milhões pelos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio). A multa foi aplicada na sexta-feira (16), depois que a equipe gestora da Floresta Nacional de Carajás analisou o material entregue em resposta a duas notificações encaminhadas às duas empresas em outubro do ano passado, pedindo explicações sobre a coleta de animais silvestre no interior da unidade de conservação.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

FSM 2009: Belo Monte em debate




A FNU - Federação Nacional dos Urbanitários reuniu seus dirigentes para promover a defesa da construção da AHE Belo Monte. Durante debate acirrado ribeirinhos e representante de comunidades que devem ser atingidas protestaram e posicionaram contra a construção deste empeendimento.

FSM 2009: a DIVERSIDADE FAZ A DIFERENÇA



Mística, encenações e muita performace fazem a diferença nos protestos ocorridos durante todo o dia deste sábado.