terça-feira, 3 de novembro de 2009

28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O dia 28 de janeiro será dedicado ao combate ao trabalho escravo no Brasil. O projeto de lei do senador José Nery (PSOL/PA), aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, foi sancionado nesta quarta-feira,29, pelo vice-presidente da República, José Alencar, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Junto à data, também será instituída a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.Em 2004, o dia 28 de janeiro foi marcado pelo assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, três auditores e o motorista, quando apuravam denúncia de trabalho escravo na zona rural de Unaí, Minas Gerais. “Além de podermos realizar ações para combater esta mazela em várias partes do país, a data é uma justa homenagem a esses profissionais que acabam arriscando a vida para libertar trabalhadores e fazê-los se dar conta de seus direitos”, afirma o senador. Para Nery, a data pode contribuir para o fortalecimento das fiscalizações e formação de consciência crítica junto è sociedade.



-----------------------------------


Nery em Marabá


Em Marabá O senador José Nery que também é presidente da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, fez parte da solenidade de entrega da premiação dos trbalhos do Projeto Educar para não escravizar".
As atividades aconteceram na praça Duque de Caxias na ultima sexta feira (30/12). A programação contou com representantes da SEMED, 4ª URE, CPT e Repórter Brasil, todos foram parceiros na execução do projeto.
O senador Nery chamou atenção de várias pessoas que assitiram atentamente seu discurso contra o agronegócio, principal responsável pelo processo de escravização na Amazônia.

Nenhum comentário: