quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tucuruí: desgoverno!

Jornal A Folha de Tucuruí deixa o recado
A maldição de Tucuruí
É muito triste constatarmos a pouca importância política de Tucuruí em comparação com cidades do mesmo porte, como por exemplo: Cametá ou Marabá só para citar duas. Para quem acessa a internet a algum tempo isso não é novidade alguma. Quando o Yahoo lançou a internet de graça, os marabaenses tiveram acesso, os tucuruienses não. Quando foi implantado o velox no Pará, os marabaenses tiveram acesso à internet banda larga, Tucuruí não. E agora os moradores de Marabá tem aceso livre ao Navega Pará na maior parte da cidade, inclusive na orla, e adivinhem... Tucuruí não. Em Tucuruí o acesso ao Navega Pará se dá apenas na praça do Rotarye adjacências. No Centro de Inclusão Digital da Vila Pioneira formam-se grandes filas para acessar a internet, e quando não tem mais computador disponível o portão é trancado e as pessoas ficam de fora, no sol quente esperando sua vez. Caso li berassem o acesso da população dos bairros em torno esta demanda diminuiria muito.
As pessoas muitas vezes, com sacrifício, podem comprar um computador a prestação, mas pagar as mensalidades aos provedores fica muito pesado para quem tem baixa renda. Não sabemos o porquê de tanto desprezo do governo estadual pela nossa cidade, parece que para os políticos paraenses Tucuruí vale menos que o lixo que a PMT espalha e enterra pela cidade. Denuncias foram feitas pelos milhões desviados da Nova Matinha e nada, nem uma providência e nem uma linha na grande imprensa. Denuncias de crimes ambientais foram e estão sendo feitas e, nada, parece que Tucuruí está em um limbo, simplesmente não existe para as autoridades e para a grande mídia.
Querem ver como somos ignorados? Pensem se fosse em Marabá, Cametá ou Ananindeua que o prefeito estivesse respondendo a um processo de cassação ou se a eleição da Câmara Municipal tivesse sido anulada por decisão judicial? Provavelmente seria matéria a nível nacional mas em Tucuruí fatos importantes como este são simplesmente ignorados e a imprensa não divulga uma linha sequer.
A MALDIÇÃO
Tucuruí é privilegiada pela sua posição estratégica, pela hidroelétrica e (proporcionalmente ao seu território e a sua população), com uma das maiores arrecadações do estado (em média R$ 15.000.000,00 por mês), mas infelizmente também temos uma classe política de vampiros predadores que sugam nossos recursos e controlam toda a sociedade pela força e pelo poder econômico. Nada e nenhuma instituição escapa ao seu controle, a população não faz idéia do poder corruptor destes parasitas. Grupos políticos liderados por velhas raposas se revezam no poder, são sempre os mesmos seja qual for a cara do prefeito. Tem vampiro que mesmo morando em outros municípios, continuam sangrando os recursos de Tucuruí e defendendo com unhas e dentes a continuação do domínio dos parasitas.
Muitos pensavam que com a eleição de uma governadora do Partido dos Trabalhadores, alguma coisa fosse feita no sentido de moralizar a política no estado, que nada, ledo engano, nada mudou. O discurso moralista do PT foi para o espaço impulsionado pelos interesses políticos rasteiros e pessoais. Enquanto isso, pobre Tucuruí, submersa em ondas de violência, crimes ambientais, corrupção e servindo de moeda de troca política, agoniza indefesa. A Tucuruí de todos nós que a amamos, vale menos que cinco votos na Assembléia Legislativa do Estado. No jogo de xadrez político, Tucuruí é simplesmente um peão, isso por que não existe uma peça menor no jogo.
Uma cidade em que empresas prestam serviços com máquinas e pessoal da prefeitura e terreno construído em um aterro de um manancial e vários prédios, são alugados para a PMT, enquanto prédios da prefeitura se deterioram ou são doados e terrenos públicos municipais são invadidos. Uma cidade m que se aterram mananciais e cursos de água com lixo doméstico. Esta cidade é Tucuruí. Várias denuncias e representações (com farta documentação), jazem empoeiradas nas gavenossa parte e continuar a confiar em Deus.tas do Ministério Público sem qualquer ação, simplesmente por não ser "prioridade". Isso nós já sabemos, Tucuruí não é prioridade para ninguém.
A cada dia que passa chegamos à conclusão que em termos éticos Tucuruí está em estágio terminal, só resta aos cidadãos de bem desta cidade (que não são poucos) continuar denunciando, rezar e esperar que o tempo passe, e as futuras gerações mudem a política em Tucuruí, e estes velhos, viciados e carcomidos políticos se transformem em apenas uma velha, ruim e vaga lembrança na história política de Tucuruí. Esperamos ainda que para o lugar para onde forem, onde as autoridades não se corrompem, estes vampiros finalmente recebam a recompensa devida pelo que fazem e fizeram ao nosso povo; Deus é paciente mas justo. A força do tempo e da juventude um dia libertará Tucuruí das forças do mal, podemos não mais estar aqui, mas nossos netos e bisnetos estarão. Temos a certeza de que um dia, com fé em Deus, este tempo chegará.
Nota do Editor: Desculpem o desabafo, mas ver a nossa cidade nesta situação e o sentimento de impotência e sem ter a quem recorrer, ás vezes nos enchem de tristeza. Somos muito fracos diante do poder que domina nossa cidade, fazemos o que podemos mas ainda não é o bastante. Só nos resta lamentar, seguir em frete, fazer a
Editor do Folha de Tucuruí.
Fonte:"Folha de Tucuruí" <folhadetucurui@transparenciatucurui.org>

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá sou o Ivan,sou conhecedor destas malditas currupição que esxixte em nossa cidade, voçe topa mandar este texto para o fantastico, sei todo o caminho e quem quizer colaborar é só unir - mos para que a impresa nacional tome conecimento. Um forte abraço e te aguardo.