sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nery apóia "Terra Livre"


senador José Nery foi até o 6º Acampamento “Terra Livre” esta semana entregar uma carta de apoio ao movimento em torno da aprovação de um novo Estatuto dos Povos Indígenas. Ontem, representantes das etnias indígenas participaram de uma audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e denunciaram agressões, invasões e desrespeito às leis ambientais nas reservas.

Nery acredita que o acampamento, montado na Esplanada dos Ministérios, dá visibilidade aos problemas das terras indígenas principalmente na Amazônia. “Problemas esses que passam pelo desmatamento e poluição de grandes áreas, a apropriação indevida dos recursos naturais, a violação sistemática da lei e dos costumes dos núcleos invadidos”, afirma o senador na carta.

Para o senador, os ataques aos povos indígenas são conseqüência das pressões do grande capital representado pelos empresários do agronegócio, do setor madeireiro e grandes mineradoras e também pela grilagem de terras. “O que ocasiona uma sucessão de conflitos com os povos indígenas, as comunidades atingidas por barragens, os núcleos quilombolas presentes em muitos destes estados e os trabalhadores e trabalhadoras rurais vítimas do trabalho escravo ainda vigente”, finaliza.

Nenhum comentário: