sábado, 7 de março de 2009

CPI da pedofilia encerra trabalhos em Belém

Os senadores Magno Malta (PR-ES) e José Nery (PSOL-PA) ouviram na manhã desta sexta-feira (6), em Belém, o relato de Dom Luis Azcona, Bispo de Marajó, sobre a exploração sexual de crianças no arquipélago. E pela da tarde o depoimento de João Carlos Vasconcelos Carepa, acusado de abusar de uma menina de 12 anos. O depoente é irmão da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

Os parlamentares participam de diligência na capital paraense iniciada na quinta-feira (5). Em contato com este poster, José Nery manifestou preocupação com a situação em Marajó, uma das regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e alvo de recorrentes denúncias de exploração sexual de crianças. Conforme o senador, o bispo apresentou 'um mapa dos crimes de abuso sexual', que envolvem inclusive autoridades locais.

Justiça

O pedido de prisão preventiva do deputado Estadual Luiz Afonso Sefer (DEM) por ter abusado de uma criança, foi feito pelo procurador Ricardo Albuquerque. O parecer concluído ontem, dia 6, dois dias depois dele ter recebido o inquérito policial elaborado pela delegada Christiane Lobato, da Divisão de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Data), da Polícia Civil.

O pedido de prisão foi feito diretamente ao desembargador Rômulo Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará que terá o prazo de 10 dias para avaliar o processo. O polícia e o Ministério Público enquadram o deputado em três artigos do Código Penal: 213 214 e 224.

Nenhum comentário: