segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O fim da Era Bush: ACABA HOJE!!!

George W. Bush encerra melancolicamente sua passagem pela História.

O presidente George W. Bush cumpre hoje na Casa Branca o último dia de seus oito anos de mandato.(graças a Deus, a Buda, a Maomé, e a todos deuses) Deixa um país (e um mundo) com muito mais problemas do que encontrou quando assumiu em 20 de janeiro de 2001 na condição de primeiro presidente norte-americano do século 21. Ficará na História como o governante que provocou guerras causando a violência orientada. E que agiu muito mal, em 2005, quando o furacão Katrina obrigou uma de suas históricas cidades, New Orleans, a ser evacuada. Deixa um país em crise financeira, a pior em 80 anos, com soldados combatendo em duas guerras e com uma diplomacia desacreditada pelo conflito Israel-Hamas.

Mas há outras marcas que garantirão uma pouco elogiosa posição da Era Bush na história mundial. O presidente Bush praticou políticas internas e externas que serão deploradas. Foi incapaz de ver a questão ambiental como algo fundamental para uma humanidade, algo que sua política ajudou a desgastar sem preocupações efetivas com o efeito estufa. Foi equivocado ao aprovar, diretamente ou por prepostos, os métodos condenáveis usados nas prisões do Iraque ou em Guantánamo. Rasgou a própria Constituição de seu país ao propor restrições aos direitos fundamentais, em meio à confusão política que se instalou após os atentados contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Errou ao declarar uma guerra baseado em indícios irrelevantes e em mentiras, optando, contra resolução explícita do Conselho de Segurança, pelo condenável princípio do unilateralismo.

Assim, derrotado pelas urnas de seu país em novembro e sob as vaias da opinião pública mundial, encerra a era da farsa Bush.

Nenhum comentário: