sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Cuba: 50 anos da revolução que se tornou símbolo de luta socialista

O senador José Nery ocupou a tribuna do Senado nesta sexta-feira, 19, para homenagear os 50 anos da revolução Cubana. Nery que na noite de quinta-feira teve um encontro com o presidente de Cuba, Raul Castro, falou de sua admiração pela pequena Ilha que tem se mantido como um símbolo para todos que acreditam na possibilidade de um mundo socialista. Castro está no Brasil para a reunião da Cúpula da América Latina e do Caribe.

“A Revolução Cubana se tornou grande por materializar a luta antiimperialista travada por milhões de seres humanos que não se curvam diante da arrogância do império do capital. Cuba é um ícone para aqueles que acreditam que o homem pode viver sem estar submetido à lógica capitalista que coisifica o homem e transforma tudo e todos em mercadoria”, disse o senador afirmando que a resistência do povo cubano é um alento para milhões de lutadores sociais que dedicam sua vida à construção de uma sociedade justa e igualitária, onde a solidariedade e o respeito à vida e à natureza sejam valores universais.

No pronunciamento, o senador lamentou a manutenção do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba, mas ressaltou a força do País que apesar das dificuldades conseguiu se tornar referência em áreas como a saúde, educação e esporte. De acordo com estudos da ONU, Cuba está entre 70 países do mundo que apresentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O senador defendeu que o Brasil e os brasileiros manifestem seu apoio à luta do povo cubano, exigindo do novo governo americano o fim do embargo a Cuba e o respeito a uma nação soberana.

Nery recebeu apartes do senador Cristovam Buarque que também defendeu o fim do embargo e elogiou o programa do governo cubano que conseguiu erradicar o analfabetismo do País.

DIA 01 DE JANEIRO DE 2009: TODOS EM HAVANA!!!!

Um comentário:

Fabiano Rodrigues disse...

po companheiro é revoltante fomos assaltados na estrada na madrugada de sexta feira e a policia nada fez!1 estou em bélem até quarta sem celular sem contato estou tomando posse no serviço público federal!