sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pelo controle do Sistema Financeiro

Nery quer aperfeiçoar MP que autoriza BB e Caixa a comprarem carteira de instituições em crise

Favorável a um aumento do controle do Estado sobre o sistema financeiro nacional, o senador José Nery, apresentou, contudo, três emendas à Medida Provisória, que autoriza Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal a adquirirem a carteira de instituições financeiras em dificuldade. A MP já foi aprovada na Câmara e agora passará a ser discutida no Senado.

José Nery que o objetivo das três emendas é blindar as possíveis operações contra irregularidades e também aumentar a proteção aos correntistas, o que deve ser prioridade do governo. Para isso, o senador apresentou uma emenda que impede os bancos públicos de assumirem títulos podres juntamente com a carteira. Pela emenda apresentada por Nery, BB e Caixa não poderão pagar por instituições que tenham patrimônio negativo.

Outra emenda exige que os responsáveis pela avaliação das instituições sejam escolhidos por meio de licitação, uma medida básica que não consta na proposta do governo. Para aumentar a proteção aos correntistas, o senador propôs que o governo assuma o risco por depósitos de até R$ 100 mil. Hoje, o governo assume até R$ 60 mil. “Todas as medidas devem ser tomadas para proteger aos correntistas e não aos bancos”, disse o senador ao protocolar às emendas. ASSESSORIA DO MANDATO

Nenhum comentário: