quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

AMAZÔNIA

Relações Internacionais e Defesa na Amazônia

Seminário vai discutir importância da articulação da Amazônia com o resto do mundo

A relevância estratégica da região amazônica no contexto das relações internacionais tem, nos últimos anos, despertado o interesse de pesquisadores em compreender a dinâmica das relações com outras economias. A Amazônia, historicamente, atrai o olhar de fora por sua biodiversidade e potencial de aproveitamento econômico de suas riquezas.
Medidas como parcerias com países amazônicos e políticas de segurança para a região tentam, nas últimas décadas, responder a esta preocupação com a utilização das riquezas por potências estrangeiras. O Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) é um reflexo disso, assinado com o objetivo de promover um desenvolvimento regional integrado entre os oito países signatários.
O "I Seminário de Relações Internacionais e Defesa na Amazônia" pretende, entre os dias 3 e 4 de dezembro, pontuar a situação da Pan-Amazônia no quadro regional e internacional de segurança e defesa, além de promover o debate sobre os conflitos e a cooperação na região.
O evento vai acontecer no Centro de Capacitação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e realizará cinco mesas-redondas com a participação de estudiosos da área. O NAEA está entre os realizadores do evento, promovido pelo Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED).
As inscrições para o seminário ocorrem até o dia 30 na Secretaria de Eventos do NAEA (91 3201 7232 ). Para profissionais e alunos, taxas de R$30,00 e R$20,00, respectivamente.

Nenhum comentário: