terça-feira, 14 de agosto de 2007

Universidade Federal??

Unisul é vetada pelo Ministro Fernando Haddad


A Universidade Federal do Pará (UFPA) poderá ser desmembrada em duas outras, com o objetivo de criar novas instituições de ensino superior no interior dos respectivos estados. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou no dia 04 de abril o parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao desmembramento da UFPA, proposto em projeto de lei do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

O projeto (PLS 215/06) autoriza o Poder Executivo a criar as novas instituições públicas de ensino superior. A UFPA será desmembrada para permitir a criação da Universidade Federal do Sul do Pará (Unisul Pará), com sede em Marabá e Universidade Federal do Oeste do Pará (Unioeste), com sede em Santarém. Ambas já funcionam regularmente, mas como campi das respectivas universidades às quais estão subordinadas. Com o desmembramento, as universidades sediadas em Marabá e em Santarém deverão ministrar diversos cursos de ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária, atuando em diversas áreas do conhecimento.

Em seu parecer favorável à matéria, o senador Eduardo Azeredo lembrou que a maioria das universidades federais está sediada nas grandes capitais, embora haja demanda para a interiorização dessas instituições.

- Assim, a interiorização do ensino superior público do Pará, por meio da criação de uma universidade nos moldes propostos, certamente expandirá o acesso à educação superior - justificou Azeredo.

- A Universidade do Oeste do Pará e a Unisul Pará vão permitir a aceleração do desenvolvimento do Estado - destacou Flexa Ribeiro.
A matéria segue agora para análise da Comissão de Educação (CE) em decisão terminativa.

Ministro diz que não há recursos!!

A ultima informação sobre este processo de desmembramento é a negativa do Ministro da Educação Fernando Haddad, de que vai criar apenas a UNIOESTE – Enquanto Santarém larga na frente, mais uma vez a cidade de Marabá perde uma grande oportunidade de potencializar o conhecimento através da UNISUL.

Lembramos que projetos parecidos já haviam sido apresentado por parlamentares em legislaturas anteriores, Omo é o caso dos projetos de criação da UNIFESPA apresentado pelo Ex-dep Haroldo Bezerra e Ex Senador Luiz Otavio. O também deputado Zequinha Marinho chegou apresentar projeto semelhante.

Nenhum comentário: